Nordeste

São Luís entre as favoritas dos turistas brasileiros

Ranking divulgado pelo site Expedia Brasil aponta mistura de cultura nordestnia com a excentricidade da região Norte como marca dos costumes e tradições da cidade

Reprodução

As belezas naturais, casarões históricos, a cultura e a gastronomia são atrativos que colocam São Luís entre as 15 cidades do Nordeste favoritas dos turistas brasileiros. O ranking foi elaborado e divulgado pelo site Expedia Brasil empresa especializada em turismo, que levou em consideração o alto índice de satisfação dos usuários certificados pelo site. Belas igrejas, museus, praças, palácios, centros culturais e praias tornam a cidade atraente para turistas de todas as idades.

O site apresenta São Luís como “a dona do maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina, de 3.500 belas construções em seu charmoso centro histórico”. Ele aponta ainda a mistura da cultura nordestina, com a excentricidade da região Norte, como outra marca forte nos costumes e tradições da cidade.

Atrativos não faltam para que chega à Ilha do Amor, como São Luís também é conhecida. A cidade tem grandes manifestações culturais como bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá, lendas e mistérios. O passeio por becos e pelo Centro Histórico leva os visitantes a mergulhar na história da capital que é Patrimônio da Humanidade.
Igrejas como a da Sé, que se destaca pelo retábulo em talha dourada no altar-mor; do Carmo, em estilo barroco; e dos Remédios são locais que fazem parte do roteiro de passeio dos turistas. Museus, praças, centros culturais são outros atrativos que se somam aos 32 quilômetros de praias da cidade que abriga o segundo teatro mais antigo do Brasil, o Artur Azevedo.

A capital é conhecida ainda por Atenas Brasileira em razão do grande número de escritores locais como Gonçalves Dias, Aluísio Azevedo, Ferreira Gullar e Nauro Machado, só para citar alguns. Em São Luís foi editada a primeira Gramática do Brasil, por Sotero dos Reis, jornalista, poeta e escritor do século XIX.

A piauiense Cida Fernandes disse que perdeu as contas das vezes que visitou São Luís. “Quando penso em viajar meu primeiro destino é São Luís. Sou apaixonada pela a magia do Centro Histórico. Aqui a cultura e a história estão em todas as partes eu me sinto muito bem aqui, sem falar as praias que eu adoro”, disse.

“São Luís é uma cidade alegre, histórica. É a Capital Brasileira do Reggae, que dá um toque todo especial à musicalidade maranhense além de termos uma grande diversidade cultural, de festas, manifestações e representações culturais na capital. Os turistas que visitam São Luís quase sempre dizem que querem voltar”, destacou a secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias