Nova 1290

Nova programação da Timbira é lançada

A Nova 1290 facilita o acesso ao conteúdo da rádio e estreia programação inovadora e moderna que fica disponível no site de forma quase simultânea

Por: Da Redação
Foto: Governador Flávio Dino destacou os grandes investimentos feitos na Nova 1290. Foto: Karlos Geromy/Secap

A mais tradicional emissora do Maranhão, a Rádio Timbira foi totalmente repaginada e apresentada oficialmente na manhã desta quarta-feira (17), em solenidade no Palácio dos Leões. O governador Flávio Dino apresentou a ‘Nova 1290’ Timbira aos maranhenses e a linha telefônica 0800, que garantirá maior acesso aos ouvintes em todo o estado. Também foi lançado o novo portal e um moderno layout para redes sociais com o objetivo de democratizar o acesso à informação.

A Nova 1290 facilita o acesso ao conteúdo da rádio. Ela estreia programação inovadora e moderna que fica disponível no site de forma quase simultânea. Ao todo, são 26 programas produzidos semanalmente, com 24 horas de jornalismo. A grande novidade da 1290 AM é a plataforma ‘A voz do povo’, que disponibilizará, por meio do telefone 0800 098 1686, acesso gratuito de interação da população durante os programas.

Em seu discurso, o governador Flávio Dino ressaltou que o lançamento da Nova 1290 se insere em uma lógica de Governo de que é preciso consolidar experiências realizadas de modo duradouro, para que elas não sejam sujeitas às naturais flutuações da política. “E inserimos a comunicação pública neste rol de iniciativas que deve se perenizar por sobre divergências partidárias e as contingências naturais do processo democrático eleitoral”, pontuou.

De acordo com o governador, a Timbira cumpre múltiplos papéis. Um deles é o de alargar o diálogo com a população. “Nesse sentido da ampliação do diálogo eu queria sublinhar uma das inovações deste evento que é o telefone 0800, disponível para todos os ouvintes. Há um debate clássico, sobre os direitos fundamentais, e um eles trata da remoção dos obstáculos econômicos ao exercício de direitos. É o que nós estamos fazendo”, explicou Flávio Dino, que destacou a necessidade de dar voz à população.

Outro ponto abordado pelo governador como essencial para o fortalecimento rádio diz respeito ao objetivo de “funcionar como uma referência de formação de novos profissionais”. De acordo com ele, a nova grade foi formada com “mestres em jornalismo para servir como referência para as novas gerações”. “É importante nós fazermos um jornalismo sério, decente, responsável, que ajuda com que o jovem estudante de jornalismo e radialismo tenha como referência. Porque se trata de elevar o nível de consciência cidadã, educacional ou cultural do nosso povo”, reiterou.
Para o secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry, esse é um momento de congratular e parabenizar a equipe, e superar o desafio de fazer com que os cidadãos maranhenses possam ter contato diário com a agenda de mudanças do Maranhão. “A Nova 1290 assegura e amplia direitos à comunicação. O cidadão tem esse direito e é importante que ele seja reproduzido e irradiado pelo Maranhão de maneira plural e democrática”, frisou.

Mudanças

A Nova 1290 Timbira tem parceria com mais de 40 rádios em todas as regiões do Maranhão. A repaginada programação conta com nomes históricos da radiodifusão maranhense como os apresentadores José Raimundo Rodrigues, Silvan Alves, Ivson Lima, Gisa Franco, Gilberto Lima, Marcus Saldanha, entre outros.

“Hoje já há um projeto de parcerias com dezenas de emissoras do Maranhão, há um diálogo permanente com portais, blogs, com a rede estadual de radiodifusão comunitária que é um espectro muito importante para a democratização da comunicação no nosso país”, explicou Márcio Jerry.

O secretário-adjunto de Comunicação da Secap e diretor geral da Timbira, Robson Paz, contou que em 2015, quando a atual administração assumiu a rádio, o cenário era de completo estado de abandono. Equipamentos sucateados, instalações inadequadas, espaço insalubre para os profissionais que tinham que viver com ratos, baratas e cupins, “a rádio passou por um período de mais de 20 anos completamente abandonada”.

“Passado esse período nós tivemos num primeiro momento a transferência do parque de transmissores, depois de um estudo técnico realizado trouxemos a rádio para um parque novo. Toda a grande São Luís, parte do interior do estado e outras regiões hoje recebem o sinal direto com qualidade da Nova 1290”, disse Robson Paz, que classificou o novo momento como um investimento importante na valorização de profissionais buscando melhorar a qualidade da programação.

IFMA oferece 120 vagas em cursos de graduação pelo SISU

Inscrições começaram nesta segunda (dia 29) e vão até 1º de junho. Vagas são para Barra do Corda, Imperatriz e Timon.

Mutirão vai realizar mais de 8 mil atendimentos pelo SUS

A previsão é que sejam disponibilizados mais de 8 mil procedimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) em um único dia

MEC divulga as primeiras notas de corte do Sisu

As inscrições começaram nessa segunda-feira (29) e vão até o dia 1º de junho. Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem 2016 e não ter tirado 0 na redação

Rodoviários vão paralisar atividades na próxima segunda

Por meio de nota, Sindicato dos Rodoviários garante que categoria vai paralisar a frota de ônibus de São Luís caso não haja avanço nas negociações

Seleção de bolsistas para PET em Física

As inscrições ficam abertas entre os dias 29 de maio e 09 de junho, sendo ofertadas cinco bolsas com chamada imediata e três para cadastro de reserva

Maranhão lança guia de centros e museus de ciência

O lançamento do guia impresso e online acontecerá no dia 2 de junho em Chapadinha, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), às 14h

O que entra no catálogo da Netflix em junho

Para o mês de junho, entrarão no catálogo 12 séries, 12 filmes, quatro obras infantis e seis documentários

Casa da Gestante em ITZ aproxima mães e bebês

O local recebe gestantes e parturientes que não teriam onde ficar enquanto aguardam o parto ou que seus bebês recebam alta médica.

Unidade do 'Viva' é inaugurada em Codó

A unidade atende a toda a região dos cocais e responde a uma demanda histórica dos codoenses.

PEC do Foro Privilegiado está pronta para votação

Proposta pode ser votada a partir desta terça-feira (30).

Maranhense conquistou medalha de ouro no judô

Natural de Imperatriz, o jovem conquistou o mais alto lugar no pódio, em competição realizada na Bahia, no fim de semana

MA na rota global da sustentabilidade

Um dos grandes diferenciais do empreendimento está em aproveitar a riqueza natural dos ventos maranhenses para produzir energia elétrica renovável e limpa

Atrações maranhenses e nacionais no São João

O São João de Todos tem início no próximo dia 18 de junho e conta com a presença de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo junto dos maranhenses César Teixeira e Flávia Bittencourt

Brasileiros já pagaram R$ 900 bilhões de impostos em 2017

O valor se refere à arrecadação de todos os impostos, taxas e contribuições que vão para a União, os estados e os municípios.

Comércio prevê queda em Dia dos Namorados

Pesquisa da Fecomércio-MA revela queda de -11,8% do nível de consumidores que pretendem comprar produtos nesse período

VEJA MAIS