Cartórios

Documentos podem ser emitidos online no Maranhão

A criação da ‘Cartórios Maranhão’, central de serviços eletrônicos, permite aos maranhenses emitir certidões, enviar ou apresentar documentos sem se dirigir ao cartório

Interessado devem comparecer ao Cartório com RG e CPF, também devem ser apresentadas as certidões negativas e cópias dos documentos. (Foto: Reprodução)

Você sabia que agora é possível emitir certidões, enviar ou apresentar documentos como escrituras, instrumentos particulares e outros documentos sem precisar se dirigir até os cartórios da sua cidade? Tudo isso e muito mais pode ser feito eletronicamente através do site www.cartoriosmaranhao.com.br.

A Cartórios Maranhão é a marca da Central Única de Serviços Eletrônicos Compartilhados e foi criada pelo Provimento nº 13/2016 da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e mantida pela Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão – ATC/MA. Ela tem a função de centralizar as informações das Serventias Extrajudiciais do Maranhão conforme determina o Conselho Nacional de Justiça nos Provimentos nº 46, 47 e 48.

Segundo o presidente da Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão – ATC/MA, Thiago Estrela, o Maranhão sai na frente de muitos Estados do Brasil com a implantação da Central. E a população maranhense, que tem dificuldade de acesso aos Cartórios do interior, agora terão suas vidas facilitadas, uma vez que as solicitações poderão ser feitas pela internet e as certidões impressas diretamente do site, tendo a mesma validade de um documento original, pois será assinada por certificado digital. É a modernidade que chegou aos Cartórios do Maranhão.

A Cartórios Maranhão é uma ferramenta destinada a facilitar e modernizar o acesso dos usuários aos cartórios maranhenses, mediante a possibilidade de busca de informações, solicitação de certidões, envio e apresentação de documentos, sendo também responsável por operacionalizar o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis no Estado do Maranhão, previsto pela Lei nº 11.977/2009.

Vale ressaltar que a apresentação de documentos ainda está em fase de implantação e futuramente essa ferramenta também estará à disposição da sociedade maranhense.

De responsabilidade da ATC/MA, sob fiscalização da Corregedoria-Geral da Justiça, a Cartórios Maranhão permite que os usuários tenham uma experiência completamente nova, eficiente e segura. Possibilitando a revitalização da imagem dos cartórios perante a sociedade, aliando assim, a segurança jurídica, a segurança digital, a modernidade e a comodidade.

Outra importante informação é a implantação de um posto da Cartórios Maranhão no Viva Cidadão do Shopping da Ilha, ainda em fase de assinatura de contrato, brevemente a população também terá à sua disposição esse serviço.

Segue abaixo alguns serviços que podem ser feitos no site da Cartórios Maranhão:
• Emissão de certidão de casamento, de nascimento, de óbito;
• Emissão de certidão de registro de imóveis: inteiro teor, ônus, ações reais e pessoais ou reipersecutórias;
• Emissão de certidão de procuração e escrituras;
• Emissão de certidão de registros de pessoas jurídicas e atas de alteração dos seus estatutos;
• Emissão de certidão de registro de títulos e documentos;
• Busca de atos notariais e registrais em todos os livros dos cartórios de todo o país;
• Busca do cartório mais próximo de casa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias