Criação de região integrada da Grande São Luís é rejeitada em outra comissão
A região seria formada pelos municípios maranhenses de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Bacabeira e Alcântara
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 109/15, do deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), que cria a Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande São Luís, no Maranhão. A Ride seria formada pelos municípios maranhenses de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Bacabeira e Alcântara.
O parecer do relator, deputado Miguel Haddad (PSDB-SP), foi contrário à proposta. Segundo ele, como esses municípios estão todos dentro do mesmo estado, o mecanismo mais adequado para promover a integração deles seria a composição de uma região metropolitana, como já ocorre hoje.
O parlamentar destacou que os municípios citados no texto já compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís. “Intervenção direta da União nesse arranjo poderia configurar desrespeito à autonomia garantida aos entes federados pelo pacto federativo”, apontou.
Haddad acrescentou que a Ride, como instrumento de integração regional, foi criada com o objetivo de promover uma ação mais ampla que a prevista nas regiões metropolitanas, a fim de dinamizar a economia de territórios de baixo desenvolvimento.
Tramitação
Também rejeitado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, o projeto ainda terá seu mérito analisado pela Comissão de Finanças e Tributação. Se for aprovado, seguirá depois para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e para o Plenário.