Malhação

Mitos e verdades sobre musculação

Suplementação deve ser usada desde o início? Músculos se transformam em gordura depois que se para de malhar?

Reprodução

Saber treinar e saber descansar é essencial para quem quer ganhar massa muscular ou melhorar o condicionamento físico e cardiovascular. Nem sempre, porém, as dicas do colega de academia correspondem à realidade. Na maioria das vezes, o melhor desempenho não vem por meio de exercícios físicos à exaustão.

Erros, que muitos acreditam ser verdade, são passados de boca em boca, e, seguindo-os, os resultados não aparecem com a velocidade que se deseja. Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre os treinos:

Pouco peso e muita repetição ajuda a emagrecer, e o contrário faz ganhar peso: mito. A musculação ajuda a acelerar o metabolismo, não importa como for

Treinar dá mais fome
Verdade: segundo o educador físico Paulo Adriano da Silva, da Rede Just Fit de Academias, treinar realmente dá mais fome. “Isso acontece porque o gasto de energia proporcionado pelo esforço físico dá sensação de vazio no estômago”, diz. Ele recomenda uma alimentação equilibrada aliada aos exercícios.

O organismo não queima gordura em menos de 30 minutos de treino
Parcialmente verdade: Silva diz que isso só vale para iniciantes nos treinos. “Depois de um tempo assíduo da prática de atividade física, o corpo já não precisa mais de tanto tempo para começar a queimar gordura”, conta. “No início, porém, o metabolismo é acelerado na presença de alguns hormônios, que só atingem a concentração ideal depois de 30 minutos de exercício”.

Os músculos se transformam em gordura quando o atleta para de treinar
Mito: a educadora física da Fórmula Academia, Sara Rodrigues, explica que os músculos não se transformam em gordura. “O que acontece é que o consumo diário calórico é maior quando a pessoa treina, ela tem mais fome e maior necessidade energética. Quando ela para de treinar, no lugar dos músculos vai começar a crescer uma capa de gordura, já que não está gastando mais energia com tanta intensidade”, diz a especialista. Ela recomenda que a dieta regular e malhação devem sempre andar juntas.

Suplementação é mais importante do que alimentação
Mito: Sara diz que essa é uma das primeiras dúvidas que surgem para aqueles que estão iniciando nos treinos. Ela conta que a suplementação precisa ser feita apenas depois de um período de treino, pois deve ser componente da alimentação diária daqueles que já têm um gasto calórico mais alto e não conseguem repor toda a energia gasta na academia somente com a alimentação básica.

“Para os que acabaram de entrar na academia, suplementação é um assunto secundário, pois o corpo vai levar um tempo para se adaptar aos treinos”, diz. “No início, basta uma dieta balanceada acompanhada por um nutricionista. O complemento alimentar só será necessário quando o atleta alcançar níveis mais elevados de treino”.

O horário do treino interfere na performance
Parcialmente verdade: Segundo Silva, é preciso prestar atenção no relógio biológico de cada um. “O relógio biológico de cada um pode interferir nos resultados sim, por isso é preciso entendê-lo”. Ou seja, alguns terão mais desempenho ao treinar pela manhã e outros, à noite.

Pouco peso e muita repetição ajuda a emagrecer, e o contrário faz ganhar peso
Mito: o educador físico da rede Just Fit de Academias diz que a musculação acelera o metabolismo independentemente da carga utilizada e da quantidade de repetições.

É preciso comer carboidrato antes do treino e proteína depois
Verdade: “Essa não é uma regra, mas, de modo geral, na musculação o organismo precisa de energia, e nesses casos é importante a ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico antes de ir para a academia”, recomenda Silva.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias