Saúde

São Luís recebe simpósio sobre Alzheimer

Evento ocorre nos dias 24 e 25 de março na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão com presença do professor doutor da USP, Paulo Bertolucci

Aline Borges é vice-presidente da ABRAz no Maranhão

São Luís sediará importante evento voltado para a discussão em torno de uma das doenças do mundo moderno. O “III Simpósio sobre a Doença de Alzheimer”, com a temática “Doença de Alzheimer, da fase pré-clinica à fase avançada”, acontecerá nos dias 24 e 25 deste mês, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O convidado especial será o neurologista e professor doutor da Universidade Federal de São Paulo, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci.

O Simpósio é uma realização da Associação Brasileira da Doença de Alzheimer (ABRAz) no Maranhão. A solenidade de abertura, às 19h, contará com a presença da presidente da ABRAz no Maranhão, psicóloga Ana Lúcia Azoubel Helal. A primeira palestra, às 20h, será intitulada “Perspectivas atuais na doença de Alzheimer”, a ser proferida pelo médico neurologista e professor doutor Paulo Bertolucci, que é diretor administrativo do Núcleo de Envelhecimento Cerebral da UNIFESP (SP).

No segundo dia do evento, a primeira palestra será proferida pela neurologista especialista em Demência, Aline Freire Borges Juliano, que falará sobre o tema “Fase pré-clínica da Doença de Alzheimer”, das 8h30 às 9h30. Logo em seguida, o professor doutor Paulo Bertolucci voltará a falar, desta vez sobre o tema “Doença de Alzheimer além da memória”.

O médico geriatra Herberth Vera Cruz Furtado Marques vai falar sobre o tema “Desafios no diagnóstico e tratamento na doença de Alzheimer em fase inicial”, também no segundo dia do evento, das 9h45 ás 10h45. No último dia, a Mesa Redonda “Demência em fase avançada: abordagem multidisciplinar” terá a participação de diversos médicos. No último dia, as palestrantes Silvia Nunes (assistente social) e Silvia Viana (enfermeira e doutora em Políticas Públicas) falarão sobre o tema “Direitos do paciente com demência”.

Segundo Aline Borges, que também é vice-presidente da ABRAz no Maranhão, o evento está trazendo para o Estado um dos profissionais mais gabaritados para falar sobre esse assunto. O professor doutor Paulo Bertolucci é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestre em Medicina (Otorrinolaringologia), doutor em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1986) e pós-doutorado pela Universidade de Londres (1989-90).

“O professor doutor Paulo Henrique Ferreira Bertolucci está sendo aguardado com expectativa por quem vai participar desse evento e nos trará importantes contribuições sobre a Doença de Alzheimer, um dos grandes males da modernidade”, destacou Aline Borges.

Grande parte da população idosa brasileira sofre com o comprometimento gradual da memória, que culmina, fatalmente, com o estágio de demência. Os neurologistas costumam dizer que a cura para a doença de Alzheimer é um sonho distante, talvez impossível. E, apesar de cientistas brasileiros estarem na vanguarda das pesquisas sobre novos tratamentos, a prevenção a fatores de risco (como a hipertensão e a diabetes) é uma ferramenta valiosa para adiar os sintomas do mal. Mas se você tiver uma vida saudável, as chances de desenvolver uma série de doenças diminui, inclusive a demência de Alzheimer.

Serviço
O quê? III Simpósio sobre a Doença de Alzheimer
Quando? Dias 24 e 25 deste mês
Onde? Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Cohafuma)
Inscrições gratuitas: Núcleo Maranhense de Análise do Comportamento (NMAC), Hotel Premier (Ponta d’Areia), Casa dos Conselhos Municipais ( Rua da Saavedra – Centro – antiga Pousada dos Franceses – 8h30-11h30; 13h30 às16h30).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias