Carnaval 2017

Carnaval de louvor e oração

Fiéis de várias religiosidades se reúnem para fazer do período carnavalesco um momento intenso de orações, aconselhamentos e reflexões

Reprodução

Se o carnaval é a festa da carne, os retiros são festa do espírito. Nesse período, milhares de religiosos se preparam para verdadeiras maratonas de louvor e oração. A cada ano, aumenta o número de pessoas que optam por retiros espirituais oferecidos durante o carnaval. E, a cada ano, também cresce a quantidade de participantes do maior encontro de carnaval da Igreja Católica de São Luís: o Rebanhão 2017!
Realizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de São Luís, o Rebanhão 2017 tem como tema “Meu espírito exulta de alegria” (Lc 1.47) e será realizado de 26 a 28 deste mês, no Ginásio Castelinho, das 8h às 18h. É o local perfeito para pessoas que desejam, durante os dias de folia, dançar, cantar, se divertir, porém sem deixar de lado sua espiritualidade. O encontro tem uma programação bem variada, começando diariamente com a recitação do santo terço. No decorrer do dia, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, louvor, momento de pregação, oração, shows musicais com os ministérios de música da RCC, show com as bandas Amarte e Parresia, apresentação de teatro e dança e celebração da Santa Missa ao final do dia. “O Rebanhão não é um encontro para quem quer fugir da folia. É uma oportunidade para aproveitarmos os dias de carnaval para fazermos uma experiência com Deus com muita alegria. É reunir a família e os amigos para, juntos, ouvirmos a palavra de Deus, falar do seu amor através da música, da dança e do teatro”, diz Adriana Duarte, coordenadora arquidiocesana do Ministério de Comunicação Social.
Segundo a organização, pelo menos 3 mil pessoas estão sendo esperadas para o evento. Estará presente no encontro o Arcebispo de São Luís, Dom José Belisário. As palestras serão ministradas pelo Pe. André Rodrigues, da arquidiocese do Rio de Janeiro, Assessor do Brasil no Conselho Carismático Católico Latino-americano (CONCCLAT), Diretor Espiritual do Seminário São José-RJ, membro da comissão de doutrina do Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS), Professor Dr. em Patrística da PUC/RJ; e pelo Diácono Gilson da Conceição Silva, Diretor Espiritual da RCC da Diocese de Coroatá. O Rebanhão é um encontro aberto ao público, para participar não é necessário fazer inscrição, mas quem quiser ter acesso às cadeiras localizadas no centro da quadra pode adquirir pulseiras por R$ 15,00 (quinze reais).

Renascer

Com o tema “Alegra-te”, escolhido em virtude do ano mariano, a Comunidade Católica Shalom em São Luís realiza mais uma edição Renascer, que será realizado entre os dias 25 e 28 de fevereiro, no Ginásio do Colégio Upaon-Açu. O retiro aberto sempre disponibiliza uma programação diferenciada no período de carnaval, proporcionando aos participantes momentos de espiritualidade e entretenimento saudável. A novidade deste ano é a realização da primeira edição no município de São José de Ribamar, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, no Centro de Ensino Estadual da Guanabara.

Segundo a organização, o retiro terá a presença de Paulo Roberto, irmão da Comunidade Aliança, de Fortaleza. A programação inclui palestras, missas, louvor e adoração, cursos espirituais sobre temas voltados para a juventude e para casais, como resgate de valores, espírito de família, entre outros.

Além de São Luís, a Comunidade Católica Shalom realiza o retiro de Carnaval Renascer/Reviver em mais de 50 cidades do Brasil.

Louvai e Adorai

De 26 a 28 tem outro evento religioso e será no ginásio do Colégio Dom Bosco (Renascença). É o retiro de carnaval Louvai e Adorai, encontro realizado pela Comunidade Católica Louvor e Adoração que tem como tema: E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti, porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar. “É um momento de vivenciarmos o amor de Deus que se manifesta através do Espírito Santo. Será um encontro em comunhão com toda a igreja que também realiza eventos neste período”, afirma o coordenador da Comunidade, Ricardo Souto.

Durante os três dias, o encontro iniciará às 7h30, com o Santo Terço, em seguida pregações, adoração e encerra-se com a Santa Missa às 17h. Contará com a presença de grandes pregadores como a Irmã Maria Eunice, da Comunidade Canção Nova, padre Hércules Daniel, de São Paulo, e também a presença do diácono Ribamar, que acompanha a comunidade. O louvor e a animação ficam por conta do ministério de música Fiat.

O evento religioso já acontece há seis anos gratuitamente e oferece uma instalação segura com toda estrutura necessária, como lanchonete, banheiros, cadeiras e toda segurança para que a festa ocorra de forma tranquila.

Igreja da Colheita

Durante os dias de carnaval, a Igreja da Colheita realizará o congresso Topo da Montanha 2017, entre os dias 26 a 28 de fevereiro de 2017, em São Luís. “É no topo da montanha que temos uma visão geral das coisas, mas para chegar até lá um caminho deve ser percorrido e para estar em um novo nível, passa-se pela desistência de querer andar como menino”, disse Renato Chaves.

Assim, o congresso Topo da Montanha 2017, durante o período de carnaval, é uma oportunidade para aprender mais da Palavra de Deus e buscar o Senhor em oração, sem os obstáculos do dia a dia. Os preletores do congresso são: o Bispo Renato Chaves (Igreja da Colheita); Pastor Hilquias Costa (Igreja da Colheita) e Pastor Tomás de Aquino (Casa do Senhor), e no louvor o Ministério de Louvor Colheita. O congresso tem entrada franca e com programação prevista para iniciar às 19h, com exceção do domingo, que começa às 18h30. A Igreja da Colheita está localizada na Rua Santo Antônio, 14, Recanto dos Vinhais.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias