Terrorismo

Suspeito de pedir 617 mil reais para Estado Islâmico é preso na Alemanha

Suspeito queria dinheiro para comprar carros e enchê-los com explosivos

Reprodução

Um refugiado sírio que estava pedindo asilo na Alemanha foi detido por suspeita de ter pedido dinheiro ao Estado Islâmico para realizar atentados terroristas contra “não muçulmanos” em países da Europa como Alemanha, França, Bélgica e Holanda, segundo informou o portal RT.

O homem de 38 anos foi detido no início do domingo pelas forças especiais alemãs em seu apartamento na cidade de Saarbrucken, no estado de Saarland. A confirmação oficial da operação e outros detalhes foram divulgados apenas nesta segunda-feira (2). O refugiado sírio foi preso depois que a polícia do Saarland recebeu uma pista da polícia criminal federal da Alemanha.

De acordo com o Ministério Público alemão, o homem detido é suspeito de ter contactado um membro do Estado Islâmico desejando obter dinheiro do grupo para cometer atentados.

“O homem, que é requerente de asilo, pediu a esse contato do Estado Islâmico 180 mil euros (617 mil reais) para comprar veículos onde ele planejava colocar explosivos”, revelou o Ministério Público da Alemanha.

O planejamento passava por comprar oito carros – que custariam 22.500 euros cada um – e encher os veículos com cerca de 400 a 500 quilos de explosivos – orçados entre 882 a 1.100 libras – e levá-los à multidão para “matar um grande número de pessoas não-muçulmanas”.

O Ministério Público anunciou que as razões para suas suposições são baseadas em um bate-papo online no aplicativo Telegram, que foi encontrado no telefone do suspeito durante uma busca de seu apartamento. “Até agora, a investigação não encontrou nenhuma evidência de que o suspeito já havia preparado carros para levar a cabo os ataques”, observaram as autoridades.

Hugo Muller, vice-comissário da polícia do Saarland, disse que o homem sírio planejava pintar os veículos com a pintura dos carros da polícia. “Nas suas respectivas comunicações com os contactos ligados ao Estado Islâmico, ele [o suspeito] sugeriu repintar os carros para fazê-los semelhantes aos carros da polícia e então carregá-los com explosivos, colocá-los em uma multidão de pessoas e, em seguida, detoná-los”, esclareceu o vice-comissário.

O homem de 38 anos de idade entrou na Alemanha em 2014 depois de solicitar asilo. Foi concedida uma autorização de residência temporária. Ele reconheceu que entrou em contato com um representante do Estado Islâmico, mas insiste que não planejou nenhum ato terrorista, de acordo com a promotoria.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias