CLIMA

Resfriamento global pode ocorrer, segundo pesquisa

Estados Unidos e Europa seriam expostas a temperaturas congelantes se corrente marítima do Oceano Atlântico continuar a se enfraquecer.

Reprodução

Um estudo que para alguns pode ser chocante revelou que a Corrente de Virada Meridional do Atlântico – uma corrente marítima que leva calor do Atlântico tropical ao Atlântico Norte  – está se enfraquecendo e corre o risco de colapsar.

Tal fenômeno poderia baixar de forma extrema as temperaturas em partes da Europa tornando o clima insuportavelmente frio, segundo informações do jornal britânico The Express. Atualmente a Europa enfrenta uma grande onda de frio.

A Corrente de Virada Meridional do Atlântico leva calor do equador para o norte, contribuindo parcialmente para aquecer o clima do norte da Europa.

Enquanto estudos anteriores tinham apontado que esta corrente atlântica não era afetada por picos de dióxido de carbono atmosférico, uma nova pesquisa sugeriu o contrário.

Um estudo publicado na revista Science Advances descobriu que a Corrente de Virada Meridional do Atlântico cessará se for continuamente exposta ao dobro de dióxido de carbono atmosférico durante um período prolongado.

Wei Liu, um associado de pós-doutorado no Departamento de Geologia e Geofísica da Universidade de Yale e principal autor do estudo, revelou um possível cenário paradoxal de aquecimento que levaria a invernos muito mais duros e a expansão do gelo no Atlântico Norte.

“Mostramos que a possibilidade de um colapso da Corrente de Virada Meridional do Atlântico sob aquecimento global é extremamente subestimada. Nos modelos atuais, a corrente tende para estar em um regime estável”, revelou Wei Liu.

Um modelo corrigido, porém, prediz um colapso futuro da corrente atlântica com o resfriamento do norte do Atlântico Norte e áreas vizinhas.

“Isso tem enormes implicações para a mudança climática regional e global.”

O colapso deste sistema tem sido debatido durante décadas, e foi até a inspiração por trás do filme de 2004, ‘O Dia Depois de Amanhã’, onde os protagonistas lutam para sobreviver em um mundo onde as temperaturas mergulharam para o congelamento.

Enquanto um desastre naquela escala mostrada no filme não é antecipado, as temperaturas no Reino Unido podem cair em três graus Celsius no inverno, o que significa que a temperatura média de janeiro poderia ser inferior a dois graus. Já a Islândia veria uma queda de 10 graus célsius que imporia a nação uma temperatura negativa de 40 graus no inverno.

“Em comparação com um modelo não corrigido, o colapso da Corrente de Virada Meridional do Atlântico provocaria respostas climáticas grandes e diferentes: um resfriamento proeminente sobre o norte do Atlântico Norte e áreas vizinhas, o gelo do mar aumenta sobre os mares da Groenlândia, ao sul da Groenlândia, e ocorreria uma migração significativa do cinturão de chuva para o sul sobre o Atlântico tropical”, pontuaram os autores em seu trabalho.

Liu advertiu para o Business Insider que esse achado ainda é baseado em um único modelo. Ao invés de trabalhar a partir de um aumento constante de CO2 ao longo de um período de décadas, ele e seus co-autores usaram uma simples duplicação de C02 de uma só vez, repentinamente.

No entanto, os especialistas acreditam que o colapso da corrente citada levaria cerca de 300 anos para ocorrer, havendo uma chance de redução da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.

Wei Liu disse que o próximo passo para os pesquisadores é executar experiências semelhantes em uma ampla gama de modelos mais complexos.

O estudo, no entanto, não revelou se o aumento ou diminuição do dióxido de carbono que afeta a corrente marítima se dá ou não por ação humana.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias