GEOPOLÍTICA

“OTAN é uma organização obsoleta”, diz Trump

Presidente eleito dos Estados Unidos também acredita que mais países sairão da União Europeia

Reprodução

O presidente eleito Donald Trump voltou a expor o que pensa sobre geopolítica e continuou com suas afirmações ousadas. Trump disse acreditar que mais países vão deixar a União Européia (UE) e afirmou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma organização obsoleta. Os comentários foram feitos em entrevista ao jornal alemão Bild.

“É obsoleta, primeiramente porque foi projetada há muitos, muitos anos atrás. Em segundo lugar, os países não pagam o que deveriam e [a OTAN] não lida com o terrorismo” afirmou Trump sobre a aliança militar que conta com 28 países membros.

Os comentários possivelmente podem causar alguma preocupação aos aliados americanos na Europa visto que Trump expressou apoio ao fortalecimento das relações entre Estados Unidos e Rússia. É importante lembrar que inúmeras bases da OTAN estão próximas a Rússia tanto em suas fronteiras europeias como também em parte da Ásia e no Pacífico.

Trump também disparou contra a União Europeia classificando a entidade como um meio para a Alemanha dominar a Europa. O presidente eleito dos EUA acha que a saída do Reino Unido do grupo é um sinal do que está por vir.

“Se você me perguntar, mais países vão sair”, cravou sem enrolação Donald Trump.

Ele acrescentou que a chanceler alemã tem ferido seu país, deixando “todos esses [imigrantes] ilegais”, entrarem na Alemanha, condenando assim a política antiprotecionista e inconsequente de Angela Merkel.

Por fim, ao seu melhor estilo, Trump também ameaçou com sua famosa taxação de 35% a fabricante de automóveis BMW, no caso da empresa decidir construir carros no México para depois vendê-los nos Estados Unidos, demonstrando claramente uma política econômica protecionista e que deseja atrair investimentos diretos nos Estados Unidos com o intuito de gerar mais empregos para o povo americano.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias