Dica de saúde

Mitos e verdades sobre a infecção urinária

Com a chegada do verão em várias regiões do país, o número de infecções urinárias registrados aumenta consideravelmente por conta da temperatura

Por: George Raposo
Foto: Reprodução

Com a chegada do verão em várias regiões do país, o número de infecções urinárias registrados aumenta consideravelmente por conta da temperatura. Ainda assim, há uma diversidade de mitos envolvendo a patologia. Com a missão de alertar a população, a Dr. Regina Paula Ares, ginecologista, fala sobre alguns deles e também lista algumas verdades:

  1. Urinar depois do sexo. (VERDADE)

Durante o sexo, o corpo humano entra em contato com muitas bactérias que, por consequência, podem acabar entrando tanto no canal urinário feminino quanto no masculino. Eliminar o xixi após a prática pode ajudar a remover as possíveis bactérias que se acumulam durante a relação.

  1. Sempre que houver ardor ao urinar o motivo é a infecção urinária – (MITO)

Segundo pesquisas, apenas 20% dos casos de dor e ardor são infecções urinárias. Os outros 80% não apresentam alterações que comprovem. Esse problema pode estar relacionado a infecções ginecológicas, traumatismo local ou irritações.

  1. Evitar segurar a urina –  (VERDADE)

O fato de reter a urina favorece um aumento da população bacteriana da flora local, podendo ocasionar a infecção. O nosso trato urinário tem uma flora bacteriana própria, que coloniza o sistema e é eliminada periodicamente ao urinar.

  1. A limpeza após a evacuação não pode causar infecção urinária – (MITO)

Em quase 90% das vezes a bactéria Escherichia coli, que habita o intestino, é a culpada. Por isso, é tão importante fazer corretamente a higiene íntima, limpando sempre da vagina em direção ao ânus.

  1. Os problemas ginecológicos favorecem o surgimento da patologia – (VERDADE)

As mulheres com infecções vaginais ou corrimentos estão mais predispostas à infecção urinária. A proximidade entre a vagina, ânus e uretra, facilita a contaminação.

  1. A ingestão de álcool e cafeína não influenciam na contaminação – (MITO)

É necessário reduzir consumo desses itens pois eles podem enfraquecer o sistema de defesa do organismo.

  1. Evitar o uso de biquíni molhado por longos períodos – (VERDADE)

O uso prolongado de peças molhadas, como biquínis ou bermudas, aumentam as chances de contrair a doença, devido à proliferação facilitada de bactérias patogênicas (agressoras) no sistema urinário.

  1. Usar roupas justas ou de fibras sintéticas não interfere na patologia – (MITO)

O hábito pode, sim, contribuir para o aparecimento dos sintomas, uma vez que a falta de ventilação pode facilitar na proliferação das bactérias.

  1. Trocar o absorvente íntimo com frequência – (VERDADE)

A presença de umidade e sangue aumenta muito o risco de proliferação de bactérias. Portanto, o correto é não deixar o absorvente íntimo ficar cheio por muito tempo, principalmente se for um absorvente externo, que pode deixar a pele ao redor da uretra úmida e com sangue. Ainda há controvérsias entre os especialistas sobre qual tipo de absorvente é o mais perigoso: internos ou externos. Na dúvida, independentemente do absorvente usado, troque-o com frequência.

Cirurgias por traumas sobem entre 40% e 60% no carnaval

No carnaval de 2016, por causa do bafômetro e da lei mais rigorosa, caiu de modo significativo o número de mortes nas rodovias federais.

Gabaritos do Enade 2016 já estão disponíveis

Na edição do ano passado, foram avaliadas as áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins

Selecionados do ProUni têm até hoje para comprovar dados

O estudante deve apresentar seus documentos originais e de integrantes da família, quando for o caso, na instituição para a qual foi selecionado

UFMA abre seletivo para processo de produção pedagógica

As inscrições devem ser feitas na Coordenação do Curso de Nutrição, até o dia 3 de março de 2017, das 8h às 12h e das 14h às 17h

Coral abre inscrições para novos integrantes

Somente pessoas maiores de 18 anos poderão participar do coral; a primeira reunião será no dia 21 de março deste ano

Abertas as inscrições para Colóquio de Mídia na Amazônia

As cidades amazônicas, hoje, elaboram novos processos de interação capazes de ampliar e dissolver fronteiras físicas e simbólicas.

Maranhão e Piauí discutem parcerias

Gestores consideram a troca de experiências e a integração importante porque os dois estados têm realidades muito parecidas

Internautas elegem Companhia da Picanha a que melhor serve churrasco

Durante oito dias de votação pouco mais de 2 mil internautas participaram. A escolha do estabelecimento foi feito em meio a sugestões de churrascarias e restaurantes da cidade

Saiba o que abre e fecha nos dias de folia

Durante o carnaval, você precisa ficar atento ao que abre e fecha nos dias de festa

Defensoria recomenda que Prefeitura não puna o Uber

DPE enviou recomendação para que a Prefeitura se abstenha de aplicar multa ou apreender veículos destinados ao aplicativo

Justiça proíbe o uso de paredões de som

A ideia é prevenir e combater a poluição sonora na cidade

Mega-Sena pode pagar R$ 25 milhões nesta quinta

O sorteio acontece às 20h (horário de Brasília). A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h 

VEJA MAIS