OPINIÃO

‘O Brasil não pode continuar parado’, diz jornalista Sebastião Jorge; leia artigo completo

No artigo “Esperar um Ano Novo melhor”, o jornalista Sebastião Jorge faz uma lista de coisas que espera de 2017

Escritor, jornalista e professor Sebastião Jorge

A vida para o brasileiro não vai bem. Poderá piorar a situação caótica que atravessamos. Nunca na história republicana enfrentamos tantos problemas graves e vergonhosos. E os quais nos atingem e depõe contra a nossa dignidade. A extensão que tomou subiu como foguete de astronauta. Ultrapassou as fronteiras nacionais e virou notícias péssimas que se espalham pela mídia estrangeira.

O Congresso Nacional não merece o respeito que deveria ter, pela conduta estúpida tomada por alguns de seus membros. Transformaram o ambiente de trabalho, que deveriam defender os interesses da sociedade, num teatro ou arena, no qual valeu todo tipo de agressão moral e física. Os sopapos e os palavrões, não divertem, ofendem os ouvidos e o panorama político que mais se parece com luta de UFC.

Chegamos a um Novo Ano e pior, com pouca esperança de que as coisas possam melhorar. Não sejamos pessimistas, vamos acreditar que haverá melhora. Do jeito que  caminhamos esperamos bons resultados. É preciso acreditar. O brasileiro não perdeu de todo a fé nos homens públicos. Estamos afastando os frutos podres, o que não deixa de ser uma medida salutar e recomendável. A Operação Lava Jato cumpre o seu papel, com o apoio e aplausos do povo.

A falta de investimentos paralisou o progresso. Resultado: prejudicou o funcionamento da saúde, educação, segurança, programas sociais e obras inconclusas. O importante aconteceu, afastaram os engravatados que usavam o dinheiro público, como coisa privada. Já não oferecem perigo: estão presos e comendo o pão que o Diabo amassou.

Apesar dos pesares vamos torcer para que tenhamos:

. Mais amor e menos ódio;

. Mais humildade e menos ambição;

. Mais incentivo e menos inveja;

. Mais solidariedade e menos egoísmo;

. Mais honestidade e menos corrupção;

. Mais amizade e menos solidão;

. Mais concentração e menos pressa;

. Mais cultura e educação e menos futilidades;

. Mais saúde e menos doença;

. Mais alegria e menos sofrimento;

. Mais educação e menos ignorância;

. Mais delicadeza e menos grosseria;

. Mais alimento e menos fome e miséria;

. Mais tempo bom, chuva e menos calor e seca;

. Mais segurança e menos violência;

. Mais tranquilidade em casa e na rua, menos medo no trânsito e da bandidagem.

O Brasil não pode continuar parado, sem ação e providências urgentes, urgentíssimas, para que possamos sair desse caos maldito que nos empurraram rumo ao abismo. Os nossos representantes no Congresso Nacional não pensam na situação do povo e no círculo de pavor, que amedronta e nos conduz para situações perversas que prejudicam a sociedade. Pague pelos pecados quem errou, com castigos jurídicos severos, tenham eles o nome que derem, quanto à aplicação da lei. Só esperamos que, quanto mais cedo melhor. Basta de telequetes e ameaças verbais, que causam tanta vergonha.

Vamos vencer a crise econômica e avançar com segurança e competência rumo a um futuro, que traga certezas e afaste para longe a incredulidade e confrontos desnecessários na política. Precisamos é de paz, entendimento e solidariedade. Vamos tripudiar menos e fazer uma corrente em que todos lutem, com um só objetivo: encontrar o que tanto queremos, o desenvolvimento em benefício do povo. Candidato a presidente da República? Afastemos os erros do passado. Que 2017 seja de paz, muita paz e prosperidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias