GLOBALISMO

George Soros chama Trump de “aspirante a ditador”

Soros também disse que as ideias de Trump são contraditórias

Reprodução

O bilionário e magnata George Soros chamou o presidente eleito Donald Trump de “um aspirante a ditador que vai falhar “. Soros é o fundador da Open Society que financia mundo a fora causas como o feminismo, direitos LGBT e outras pautas que Donald Trump renega e combate.

Soros disse nesta quinta-feira (19), durante um painel em Davos, na Suíça, que Trump estava “preparando-se para uma guerra comercial”, que teria “um efeito de grande alcance na Europa e em outras partes do mundo “, segundo informações da agência France Presse, publicadas nesta sexta-feira (20).

O “aspirante a ditador … não esperava vencer, ficou surpreso”, disse o financista judeu nascido na Hungria a uma audiência de líderes empresariais e jornalistas no prédio do Fórum Econômico Mundial.

“Eu pessoalmente tenho confiança de que ele vai falhar … porque suas idéias que o guiam são intrinsecamente contraditórias”, disse Soros, acrescentando que os membros do Gabinete de Trump estão lutando por diferentes interesses.

Entretanto, segundo Soros, Trump previu a perda da “influência positiva dos Estados Unidos no mundo em favor de uma sociedade aberta”, que teria “um efeito de grande alcance na Europa e em outras partes do mundo”.

Soros, que apoiava a rival democrata de Trump, Hillary Clinton, durante a campanha, ano passado, perdeu cerca de um bilhão de dólares em consequência do rali provocado pela vitória inesperada de Trump.

Soros também previu o fracasso da primeira-ministra britânica, Theresa May, que no ano passado substituiu David Cameron após um referendo sobre se a Grã-Bretanha deveria permanecer na União Européia. Cameron, que apoiou a permanência, renunciou depois que uma maioria votou a favor de uma saída britânica do bloco ou o Brexit.

“É improvável que a primeira-ministra Theresa May permaneça no poder. A situação econômica atual não é tão ruim como era previsto, eles vivem na esperança, mas como a moeda perderá valor, a inflação será a força motriz que levará a queda do padrão de vida [britânico]”, finalizou George Soros que demonstrou frustação com suas últimas derrotas políticas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias