Programação natalina conta com cultura local
A ideia é levar a diversidade cultural do estado ao grande público, além de proporcionar ao artista a oportunidade de mostrar o seu trabalho
A Companhia Cambalhotas de Teatro foi uma das atrações do sábado (17) na vasta programação artística e cultural do período natalino, promovida pelo Governo do Estado. Os artistas maranhenses se apresentaram no início da noite, às 19h, na Praça da Lagoa da Jansen, com o espetáculo ‘Eeesganarelle’. Esta foi a segunda apresentação do grupo na programação natalina. A Companhia é composta por 18 integrantes, entre atores, iluminadores, sonoplastas, produção e manipuladores de bonecos.
“A oportunidade é muito boa porque temos dois espetáculos. Além de Eeesganarelle, apresentamos ao público infantil a montagem de Os Saltibancos. Além disso, fazemos cantigas de roda, como Alcrim Dourado, Marcha Soldado, dentre outros. Ficamos muito satisfeitos em participar e colaborar com o evento deste porte”, ressaltou Waldemir Nascimento.
A ideia é levar a diversidade cultural do estado ao grande público, além de proporcionar ao artista a oportunidade de mostrar o seu trabalho, como tem ocorrido na Lagoa da Jansen.
No Centro de São Luís, na Praça Dom Pedro II, o grupo Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale, também foi um dos grupos de artistas contemplados com o projeto de valorização da classe no estado. A apresentação, comandada pelo maestro Edson Cosmos Santos Alves, emocionou o público logo no primeiro final de semana do mês de dezembro, na abertura da temporada de Natal. “Fomos agraciados em poder apresentar o nosso trabalho num evento que é tão mágico como o Natal, principalmente pela facilitação do acesso e exposição da nossa cultura”, comentou.
O maestro falou da importância de proporcionar eventos desse porte para incentivar os artistas maranhenses. “Eu vejo que essa oportunidade abre os caminhos para que o artista seja conhecido. É importante ressaltar que o projeto aproxima a orquestra do povo, além de músicos e demais artistas. Isso faz com que se tire o estigma de que música não é acessível. Nos traz mais visibilidade e derruba barreiras culturais”, avaliou o músico.
Outros artistas maranhenses, de diversos segmentos, se apresentarão até o 24 deste mês, na Lagoa da Jansen, na Praça Dom Pedro II, no Espigão e na Igreja da Sé, neste último espaço ocorrerá o alto da Cantata Natalina. “Pensamos num projeto para que a população pudesse interagir nos espaços públicos. E avaliamos como colocar essa ideia em prática com a participação dos artistas da terra”, comentou a secretária adjunta de Cultura e Turismo (Sectur), Vanessa Leite.
Dentre os espaços cativos da programação está do ‘Natal de Todos’ está a fachada do Palácio dos Leões, na Praça Dom Pedro II, sempre às sextas-feiras, às 19h. No local tem ocorrido a exibição de vídeos (vídeo mapping) em superfícies de concreto, trazendo temas natalinos e elementos da cultura de São Luís, transformando o espaço público em obra de arte digital. Durante as sextas-feiras, a projeção, que encanta maranhenses e turistas, dura cinco minutos e nos demais dias uma hora, das 19h às 20h.