Opinião

Leia ‘Vereador José Joaquim’, artigo-homenagem escrito por Cursino Raposo

Tenho grande orgulho em ter vivido vários momentos de trabalho junto com ele, eu na condição de Secretário de Planejamento da Prefeitura de São Luís, e ele na de relator da Comissão de Orçamento da Câmara, nos últimos 4 anos.

Cursino Raposo, secretário de planejamento de São Luís

Conheço o Vereador de São Luís José Joaquim Guimarães Ramos há 52 anos. Quando ingressei no Colégio dos Irmãos Maristas, em 1964, para fazer o então Ginásio, ele lá já estudava, sendo colega de turma do meu irmão Lino Moreira.

Contribuiu para nos aproximar mais a circunstância de morarmos próximos um do outro, o que favorecia sua presença em nossa casa, quer para preparar deveres escolares com Lino, quer nas atividades lúdicas das partidas de botão que se realizavam na garagem do bangalô do Monte Castelo.

Já naquela época, sua liderança se destacava no movimento de escoteiros que o espírito inovador e sensível às boas causas do Irmão Ivo Anselmo Hohn levara para o colégio. Revejo-o, jovem, no uniforma caqui característico dos escoteiros, lenço no pescoço preso por anel onde se lia a sigla UEB- União dos Escoteiros do Brasil- e largo chapéu na cabeça nos desfiles estudantis da semana da Pátria.

Chegado o momento da escolha da profissão a seguir, ele foi para o Rio de Janeiro, onde estudou e se graduou em Engenharia Civil. Eu, de minha parte, continuei meus estudos em São Luís, aonde viria a me graduar em Economia e a logo ingressar no Núcleo de Assistência Empresarial do Maranhão-NAE/Ma- precursor do SEBRAE, sob a liderança do saudoso Roberto de Pádua Macieira. E foi graças a Roberto que nossos caminhos voltaram a se cruzar, agora já na vida profissional, e desde então estivemos mais ou menos próximos, no exercício de atividades ligadas ao processo de desenvolvimento de nosso estado e de nossa cidade.

E foi nessa trajetória que Zé Joaquim, como o chamamos mais coloquialmente, revelou-se o grande homem público que encerra no próximo 31 de Dezembro sua longa e profícua atividade de um dos mais operosos e responsáveis vereadores da cidade de São Luís.

Recém-formado, no início dos anos 70, por convite do Governador Pedro Neiva de Santana fundou e presidiu a Companhia de Distritos Industriais do Maranhão- CDI- com a missão de planejar e implantar na cidade a infraestrutura necessária ao processo de desenvolvimento industrial que deveria acontecer no estado com a implantação na capital de uma usina siderúrgica. Nessa atividade se manteve com grande competência e efetividade, o que o credenciou anos depois ao cargo de Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, no Governo João Castelo, estando a frente da pasta quando se instalou em São Luís a planta de fabricação de alumínio e alumina do Consórcio Alumar.

O seu passo seguinte foi, após passagem na administração municipal, durante a gestão de Dona Gardênia Ribeiro Gonçalves, a vereança de São Luís, onde desempenhou sete mandatos ininterruptamente. Paralelamente, foi professor da Faculdade de Engenharia da UEMA, participando, portanto, da formação de muitos dos profissionais dessa área no Maranhão. Durante este tempo, o Homem Público José Joaquim esteve submetido a todos os testes da competência e honestidade e neles foi aprovado com louvor.

Em um momento histórico em que estes atributos se tornaram coisa rara, certamente sua ausência do parlamento fará falta, mas sua lembrança servirá de paradigma para os que de fato desejam servir a sociedade.

Tenho grande orgulho em ter vivido vários momentos de trabalho junto com ele, eu na condição de Secretário de Planejamento da Prefeitura de São Luís, e ele na de relator da Comissão de Orçamento da Câmara, nos últimos 4 anos. Em cada oportunidade, ele agiu sempre visando o interesse público, o que só aumentou o respeito mútuo entre nós.

É, portanto, com uma ponta de nostalgia, mas também com muita alegria que lhe expresso minha grande admiração e desejo-lhe muitas felicidades na nova etapa de vida que ora inicia. Sei que não falo exclusivamente em meu nome, mas de muitos que o conhecem e admiram. A cidade de São Luís que te agradece Zé Joaquim.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias