Saúde

1,2 milhões de residências tem tratamento contra o Aedes

O programa de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica realizou 17 mutirões em toda a cidade

Reprodução

O programa da Prefeitura de São Luís de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya e zica realizou, somente em 2016, visitas em mais de 1,2 milhões de imóveis, realizando 665 ações educativas, 17 mutirões e campanhas de mobilização social em todos os distritos da cidade.

Diariamanete, 441 agentes de endemias percorrem casas, terrenos e outros imóveis, desifectando os reservatório, e orientando as comunidades sobre locais com potencial de agrigo para desenvolvimento dos mosquitos.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Helena Duailibe, a prefeitura ampliou as ações da promoção de saúde, prevenção e recuperação e reabilitação de doenças para combater a incidência de caso das três doenças em São Luis.

“Por orientação do prefeito Edivaldo a Semus investiu na atenção básica e prevenção, além de fortalecer a rede assistencial para aumentar a capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população”, disse a titular da Semus.

Dados

Foram realizados ainda o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) com visita domiciliar e tratamento de focos em mais de 1,2 milhões de imóveis na capital.

O método é determinado pelo Ministério da Saúde e dever ser seguido no planejamento de combate ao mosquito. Com isto, a gestão cumpriu a totalidade do que é determinado pelo Ministério no cumprimento do LIRAa. Ainda na estatística somaram cinco ciclos com 20 inspeções e 10 tratamentos em pontos estratégicos, alcançando mais de 228 mil depósitos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias