CARREIRA

Chagas da Maioba grava DVD em comemoração aos 25 anos de carreira

O DVD será gravado hoje na Casa das Dunas, localizada na Avenida Litorânea – Praia do Calhau

Foto: Reprodução.


Reprodução

Chagas da Maioba

As comemorações para os 25 anos de carreira do cantador de bumba meu boi Chagas da Maioba começaram há dois anos e culminam agora neste sábado, 12, com a gravação do DVD, na Casa das Dunas, em homenagem ao artista popular. A noite terá a presença do grupo Madrilenus, além das participações especiais de Rita Benneditto e César Nascimento. A programação começa a partir das 19h e vai contar ainda com a presença de jovens das comunidades onde foram realizadas as oficinas de canto, dança e percussão do projeto do CD/DVD dos 25 anos de cantoria de Chagas.
O projeto começou com as oficinas e workshops ministrados pelo próprio cantador e por outros nomes expressivos do bumba-boi no Maranhão, nas áreas de canto, dança e percussão, nos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e Icatu.
O propósito foi de oportunizar a formação de valores de jovens entre 8 e 15 anos para o bumba-boi, sotaque da ilha, garantindo assim a renovação e o futuro da manifestação folclórica.
Agora, com 27 anos de cantoria, Chagas diz que está surpreso, feliz, orgulhoso e esperançoso em dar prosseguimento ao trabalho de formação para as futuras gerações. Explicando os 27 anos: É que há dois anos quando ele completou bodas de prata na cantoria, o projeto estava circulando e em captação. Somente agora, com o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, foi possível concretizá-lo.
“E eu estou muito feliz com o trabalho que pudemos desenvolver. Capacitamos jovens para a dança, a cantoria e a percussão. Porque se não fizermos isso, o sotaque da ilha não vai ‘bater’. Nós precisamos perpetuar essa cultura para as futuras gerações. Humberto já faleceu e, assim como ele, perdemos vários cantadores. Outros estão doentes, já não cantam mais. Nós precisamos fazer esse trabalho”, aponta Chagas.
Das oficinas foram selecionados cinco jovens cantadores que abrirão os shows cantando na noite de hoje a toada Se não existe o sol. “Eles e os jovens que foram selecionados na dança e na percussão também irão participar. Todos os jovens que participaram das oficinas estavam querendo muito se integrar com a nossa cultura”, observa Chagas.
Sobre os 27 anos de cantoria, Chagas diz que ter chegado até onde chegou é uma grande surpresa. “Eu confesso que nunca imaginei que ia assumir o batalhão da Maioba. Eu me orgulho de estar comemorando esses 25 anos pelo projeto, sendo que agora já são 27 anos, e 23 anos deles comandando o batalhão da Maioba. É uma alegria e um prazer, mas é fruto de muito trabalho, porque alcançar o sucesso é bacana, mas se manter é complicado. E a gente trabalha muito para manter isso”, avalia Chagas da Maioba.
Os convidados

A cantora Rita Benneditto é uma das convidadas especiais para a gravação do DVD. Em entrevista ela revelou que sempre teve vontade de ter a sua voz, o seu canto, ligado a uma toada de bumba-meu-boi.

Foto: Reprodução.


Reprodução

Rita Beneditto

“Feliz de poder participar desse encontro com Chagas, esse grande mestre, esse grande cantador, especialmente com a comunidade da Maioba, tão importante para a preservação da nossa história cultural e musical maranhense. E Fiquei muito feliz mesmo. Eu sempre tive vontade de ter a minha voz ligada com um batalhão tão poderoso quanto o da Maioba, poder cantar com toda aquela batida rítmica que é tão familiar a mim, agradeço a Chagas pelo convite e o parabenizo pelo projeto que não se limita só à gravação do DVD, mas a um trabalho comunitário de preservação da cultura, história do bumba-meu-boi nas comunidades, as oficinas e toda essa importância histórica dessa manifestação para a nossa cultura. Vai ser uma grande festa!”, comenta Rita.

Foto: Reprodução.


Reprodução

César Nascimento

César Nascimento também se sentiu honrado com o convite. “Gostei muito da toada que cantarei no disco. É uma homenagem à mulher em um formato de composição que muito me agradou. No estilo de Se não existisse. Portanto, estou na minha Ilha muito contente por participar deste projeto cultural que é um presente pro Maranhão e que fortalece a nossa cultura popular que tanto admiro. Meus agradecimentos ao Chagas e ao Osvaldo ‘Mandou Legal’ pelo convite”.

Serviço

O quê? Gravação do DVD Chagas 25 anos de cantoria
Quando? Hoje (12), às 19h
Onde? Casa das Dunas (Avenida Litorânea)
Quanto? Para convidados

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias