MMA
UFC fecha temporada no Brasil com trilogia entre Belfort e Henderson
Veteranos terão o ‘tira-teima’ em luta que vale como desempate no MMA
O Ultimate Fighting Championship reservou para o Ibirapuera, em São Paulo, o último evento no Brasil este ano. E a capital paulista será palco do terceiro encontro entre veteranos com história para contar no MMA. Vitor Belfort e Dan Henderson se enfrentam na luta principal do UFC Fight Night 77, neste sábado, a partir das 21h30, em confronto que vale como ‘tira-teima’ para os dois. A edição terá cobertura completa do Superesportes em tempo real, com relato dos confrontos e bastidores.
Belfort e Henderson se enfrentaram duas vezes nas artes marciais mistas, e o duelo está empatado com uma vitória para cada lado. O norte-americano levou a melhor no primeiro confronto, em 2006, pelo extinto PRIDE, evento japonês que foi incorporado pelo UFC. Hendo venceu por decisão unânime, e o brasileiro ainda acabou flagrado com níveis elevados de testosterona em exame antidoping e punido com nove meses de suspensão.
O segundo duelo representou o troco de Belfort, e de forma fulminante e devastadora. O Fenômeno reencontrou Henderson no primeiro UFC em Goiânia, em novembro de 2013, e ganhou com nocaute avassalador, logo a 1min17 de luta. Enquanto o brasileiro caminhou rumo ao cinturão, o norte-americano sofreu a terceira derrota consecutiva, mas se recuperou ao bater Mauricio Shogun em Natal, por nocaute técnico, evitando o que poderia ser uma aposentadoria.
Brasil
Belfort, de 38 anos, e Henderson, 45, são legítimos representantes das artes marciais mistas desde os findados tempos do ‘vale tudo’. Os dois vêm de resultados diferentes, mas com o mesmo pensamento: vencer a trilogia para assegurar vantagem no duelo pessoal, além de seguir em alta no Ultimate Fighting Championship.
O clima entre os dois, no entanto, não é dos melhores. Hendo optou por provocações, acusando o adversário de usar substâncias proibidas. O brasileiro, por sua vez, procurou não polemizar, mas não deixou de alfinetar o norte-americano. Os dois foram adeptos do polêmico tratamento de reposição hormonal, o TRT, proibido por comissões atléticas no MMA.
“Não sei o que o Vitor estava tomando, mas obviamente estava tomando algo a mais. Inclusive ele foi testado positivo mais de uma vez. Não acho que era apenas o TRT, é isso que estou dizendo”, disse o veterano, que se recuperou com nocaute técnico diante de Tim Boetsch, em junho. “Vindo dele não tenho nem comentário. Cada um tem que cuidar do seu. Se ele tiver esse foco vai bem na vida”, rebateu Vitor, que busca reação depois da derrota para o campeão dos médios, Chris Weidman, também por TKO e valendo o cinturão, em maio.
Mineiros no octógono
O UFC Fight Night 77 terá a presença de um mineiro em busca de nova chance para disputar o cinturão dos meio-pesados (até 93kg). Glover Teixeira, natural de Sobrália, no Vale do Rio Doce, encara Patrick Cummins no segundo duelo mais importante em São Paulo. Depois de um período de instabilidade ao perder para Jon Jones – valendo o título – e Phil Davis, ambos por pontos, ele se recuperou ao bater Ovince Saint Preux por finalização, em agosto.
Contra o norte-americano, que terá a terceira luta no Brasil e defenderá invencibilidade no país, Glover avisa que vai partir para um triunfo bem ao seu estilo. “Sempre busco uma vitória rápida, com agressividade, partindo para cima. Mas não vou lutar contra um frango, e estarei preparado para isso. Sempre vou buscar nocaute ou finalização”, alertou.
Outro mineiro em ação no Ibirapuera abrirá o card preliminar. Matheus Nicolau, natural de BH e um dos participantes da quarta temporada do The Ultimate Fighter Brasil, enfrenta Bruno ‘Korea’, que também esteve na última versão do reality show do UFC, pelo peso galo (até 61kg).
UFC Fight Night 77: Belfort vs Henderson III
21h30 (abertura do card preliminar)
Começo do card principal: 1h de domingo
Ibirapuera, em São Paulo
Transmissão: Canal Combate (pay per view)
Acompanhe a cobertura do Superesportes em tempo real
Card principal
Vitor Belfort x Dan Henderson (peso médio)
Glover Teixeira x Patrick Cummins (meio-pesados)
Thomas Almeida x Anthony Birchak (peso leve)
Alex Cowboy x Piotr Hallmann (peso leve)
Gilbert Durinho x Rashid Magomedov (peso leve)
Fábio Maldonado x Corey Anderson (meio-pesados)
Card preliminar
Gleison Tibau x Abel Trujillo (peso leve)
Yan Cabral x Johnny Case (meio-médios)
Clay Guida x Thiago Tavares (peso pena)
Edmilson ‘Kevin’ Souza x Chas Skelly (peso pena)
Viscardi Andrade x Gasan Umalatov (meio-médios)
Pedro Munhoz x Jimmie Rivera (peso galo)
Bruno Korea x Matheus Nicolau (peso galo
VER COMENTÁRIOS