Dia do Cinema Brasileiro

Separamos uma lista de grandes sucessos

Prepare a pipoca, pois fizemos uma lista com 10 filmes nacionais que você precisa assistir! O Pagador de Promessas (Anselmo Duarte, 1962) Vencedor brasileiro da Palma de Ouro em Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “O Pagador de Promessas” é uma adaptação da peça homônima de Dias Gomes. Leonardo Villar interpreta Zé […]

Prepare a pipoca, pois fizemos uma lista com 10 filmes nacionais que você precisa assistir!
filme o pagador de promessas
O Pagador de Promessas (Anselmo Duarte, 1962)
Vencedor brasileiro da Palma de Ouro em Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “O Pagador de Promessas” é uma adaptação da peça homônima de Dias Gomes. Leonardo Villar interpreta Zé do Burro, um homem simples que faz uma promessa num terreiro de Candomblé. Carregar uma cruz até a igreja de santa Barbara, para salvar seu burro, mas enfrenta o descontentamento da Igreja Católica. 
filme central do brasil
Central do Brasil (Walter Salles, 1998)
Filmes nacionais mais famosos e respeitados, “Central do Brasil” ganhou o Urso de Ouro em Berlim e teve duas indicações ao Oscar (Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz). Fernanda Montenegro é a estrela desse drama sobre uma mulher e um menino que viajam unidos pelo acaso.
Auto da compadecida
O Auto da Compadecida (Guel Arraes, 2000)
Filme-teatro inspirado na obra de Ariano Suassuna. Conta com a poderosa dupla formada por Matheus Nachtergaele e Selton Mello. Os dois são pequenos golpistas que lutam para sobreviver no sertão nordestino, até que se envolvem com um perigoso cangaceiro. Eventualmente, eles terão que lidar com Deus, o Diabo e a Virgem Maria.
cidade de deus
Cidade de Deus (Fernando Meirelles, 2002)
Indicado a quatro Oscars, “Cidade de Deus” é provavelmente o filme brasileiro mais conhecido fora do país. Com uma linguagem de câmera inovadora e a escolha de parte do elenco amador, o filme ganha liberdade e agilidade para contar a história de dois garotos no morro do Rio de Janeiro: um, cresce para se tornar fotógrafo; o outro, chefe do tráfico.
carandiru o filme
Carandiru (Hector Babenco, 2003)
Nem é preciso ser paulistano para compreender o horror que foi conviver com o presídio do Carandiru, suas revoltas e suas chacinas rotineiras. No filme, baseado no livro “Estação Carandiru” de Dráuzio Varella, acompanhamos as vidas de alguns detentos, conhecidos pelo médico durante uma campanha de prevenção à AIDS. Indicado à Palma de Ouro.
Lisbela e o prisioneiro
Lisbela e o Prisioneiro (Guel Arraes, 2003)
Do mesmo diretor de “O Auto da Compadecida”, “Lisbela e o Prisioneiro” segue o mesmo estilo teatral, adaptando a peça de Osman Lins. Arraes tece uma fábula romântica sobre um malandro conquistador e uma mocinha sonhadora, que rege sua vida de acordo com os filmes de Hollywood.
tropa de elite
Tropa de Elite (José Padilha, 2007)
Fenômeno no cinema brasileiro antes mesmo de estrear, “Tropa de Elite” elevou Wagner Moura ao status de celebridade internacional e repetiu o feito de “Cidade de Deus”: fazer uma denúncia da violência nos morros cariocas sem abrir mão de um estilo narrativo sofisticado. O filme não teve tanta bilheteria quanto seu sucessor (em parte por causa da pirataria), mas venceu o Urso de Ouro em Berlim.
Tropa de elite 2
Tropa de Elite 2 (José Padilha, 2010)
A sequência de “Tropa” é dona da maior bilheteria nacional da História, e deve seu sucesso em parte à repercussão do filme de 2007. Diferente daquele, este transfere o foco da luta entre traficantes e policiais para a luta entre policiais e políticos corruptos. A mensagem ressoou a insatisfação popular, não apenas com o governo carioca, mas com toda a classe política. Não é difícil encontrar paralelos entre a bilheteria deste filme e as manifestações de junho de 2013.
Som ao redor
O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho, 2012)
Representante da “nova geração” de cineastas brasileiros, Kleber Mendonça Filho constrói um suspense contemporâneo sobre uma história que envolve heranças de um passado colonial e coronelista em Recife. O longa acompanha a chegada de uma empresa de segurança numa vizinhança de classe média, que começa a se enclausurar dentro de seus condomínios.
Tatuagem o filme
Tatuagem o Filme (Hilton Lacerda, 2013)
Ao iniciar o esgotamento político do golpe militar no Brasil (1978) acompanhamos o romance entre um soldado de dezoito anos e um agitador cultural, dono de um cabaré anarquista. Confrontos e reflexões de uma geração analisados a partir da periferia. A exceção pautando a visão da regra.
VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias