Esta semana está sendo de intensa programação para os amantes da arte da dança, em São Luís. Oficinas, performances, intervenções e espetáculos fizeram o sucesso da IX Semana Maranhense de Dança que aconteceu de 2 a 8 de novembro, com atividades em vários espaços da cidade, entre teatros, salas de dança, espaços alternativos e praça pública.
A nona edição da Semana Maranhense de Dança contou com 16 oficinas de vários ritmos/estilo do ballet clássico até o balé aéreo, passando pelo jazz, street, afro, salão, ventre, contemporâneo, moderno, memória, coreografia e brincante, nas opções de iniciante e avançado, nos turnos matutino e vespertino, em Salas do teatro Arthur Azevedo, Casa do Maranhão, Ballet Olinda Saul e Academia Viva Água, ministradas por professores locais e maranhenses radicados em outros estados convidados.
Ao longo da programação, profissionais da dança no Maranhão, conseguiram mobilizar toda a equipe que arregaçou as mangas e realizou mais uma edição de um dos programas sempre aguardados pela classe artística da dança, pela troca de experiências e oportunidade de mostrar o trabalho de muitos grupos, companhias e academias de dança do estado.
No total os números contam uma semana de muito movimento na dança, com apresentação de seis espetáculos, 195 performances, duas intervenções, seis mostras (crianças e terceira idade), seis programações especiais de coreografias com bailarinos de grupos, escolas, companhias e maranhenses convidados de fora do estado e um espetáculo de coreografia afro especial. Os números resultados são elevados, visto ser uma crescente a cada ano.
Para o último dia de atividade da IX Semana de Dança foi reservada uma programação especial de coreografias de trechos de espetáculos com bailarinos e grupos convidados, em tarde e noite de Gala que serão apresentadas no Teatro Arthur Azevedo, com participação de 22 coreografias.
Espetáculos
A programação começa às 16h no Arthur Azevedo, com a Tarde de Gala 2, com o mesmo elenco que será apresentado na Noite de Gala 2, a partir das 19h.
No palco do Teatro Alcione Nazaré às18h a Companhia Calangos (MA) apresenta a performance “Um deserto no meu coração”, com 10 minutos de duração, tem direção de Yhago Sebas. No mesmo palco, às 18h30 será a vez dos bailarinos e coreógrafos Hélio Martins e Alba Raquel (MA) apresentarem o espetáculo “Fazendo Arte”. Com duração de 40 minutos, tem direção e coreografia de Hélio Martins e música de Marinaldo Marques.
Todas as apresentações é só retirar o ingresso por um quilo de alimento não perecível a partir das 14h00 na bilheteria do local de apresentação.