Mais de 200 crianças de rede pública de São Luís apresentarão no dia 28 de novembro no projeto “Ópera Para Todos”, na praça Maria Aragão. A ação é baseada na ideia de fazer do processo educacional algo espontâneo e divertido, o projeto busca alfabetizar crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de um recurso ousado e inovador: a ópera.
A iniciativa já existe há 18 anos e engloba quatro escolas da rede municipal de São Luís. Além da U.E.B. Maria Alice Coutinho, participam os anexos Prof. Luiz Pinho Rodrigues, José Sarney Costa e Leonardo da Vinci – este último, estreante no projeto.
Além dos ensaios, ditados de palavras com base na história das personagens, leitura dos textos relacionados à ópera e a aspectos culturais e históricos do texto, pintura e desenho são algumas das atividades desenvolvidas em classe pelas crianças da rede municipal no desenrolar do projeto. Antes de iniciar as atividades, os professores envolvidos na iniciativa recebem capacitação, para entender melhor o enredo da obra e trabalhar o tema de maneira interdisciplinar.
Projeto
O projeto Ópera para Todos existe há 18 anos e há dez está integrado ao calendário da rede municipal, tendo iniciado em 2005, no anexo Prof. Luiz Pinho Rodrigues. A ópera Turandot é de autoria do italiano Giácomo Puccini e já foi apresentada pelo colégio Dom Bosco, mas será encenada pela primeira vez pelas crianças da rede municipal. O enredo é ambientado na China Imperial do século XVIII e conta a história da fictícia princesa chinesa Turandot, que jurou que só se casaria com o homem que decifrasse os três enigmas por ela propostos.