IX Semana de Dança

Diversos espetáculos nesta sexta-feira

Os espetáculos apresentados nos teatros, o público terá acesso com a troca de ingresso por 1 quilo de alimento não perecível

Cu rral, espetáculo
A sexta-feira será movimentada para os participantes e organizadores da IX Semana Maranhense de Dança que acontece em São Luís, aberta na terça-feira e se estende até o domingo,8, com realização de espetáculos nos espaços do Teatro Arthur Azevedo, Teatro Alcione Nazaré, Casa do Maranhão, Praça Nauro Machado, Ballet Olinda Saul e Academia Viva Água.
Os espetáculos que são apresentados nos teatros e espaços fechados o público terá acesso com a troca de ingresso por 1 quilo de alimento não perecível, no dia do espetáculo a partir das 14h nas bilheterias.
Espetáculos
O palco do Teatro Arthur Azevedo recebe programação especial com participação de bailarinos maranhenses às 16h com a Tarde Maranhense 2, com 17 coreografias que serão apresentadas pela Escola de Dança Adágio; Thalyta Sousa; Calina Marques; Centro de Movimento Soraya Lira; Cia de Dança Paz e Esperança; Cia Dançart para Cristo; John Lennon Santos (Escola de Dança Adágio); Núcleo de Artes da Ilha – NAI; Thabit Stars; Lion Hearted Fam; Isabela Sousa (Ballet Olinda Saul); Plano B; Sara Fernandes (Ballet Olinda Saul); Nayara Machado; Gabriel Evangelista e Gilvan Santos (The Club Moviment); Fusão (Escola de Dança Adágio).
A Casa do Maranhão recebe às 17h o grupo Bemdito Coletivo Artístico,
Com a performance “Um Corpo com Plumas no meio da sala” que será apresentado pelo bailarino Layo Bulhão, com indicação para acima de 16 anos.
“Um corpo com plumas no meio da sala” dialoga com visualidade e a ausência da luz, com a criação de imagens outro e suas reais percepções. Cria possibilidades de criação dramatúrgicas transitórias entre a descrição e as percepções de cor, sabor, texturas, aromas.
Enquanto no Teatro Alcione Nazaré, às 18h, será apresentado a performance literária e coreográfica “O que é Teatrodança?”, com elenco de bailarinos/atores do Grupo Teatrodança Angelo Gonzaga, Júlia Emília, Luciana Santos e Victor Vieira. Com 30 minutos de duração, com direção de Júlia Emília, a performance artística se reporta aos capítulos do livro, se realiza em concordância com as mesmas propostas, através de contatos sensíveis, parcerias amigáveis, para que seja compartilhado em seus núcleos e como agradecimento pela participação nesta trajetória, se adaptando às características e habitando a estética do local determinado para sua realização, sendo o vídeo exemplo de uma delas.
E às 19h, o palco do Alcione Nazaré apresenta a performance “[CU] rral”, com bailarina do grupo Risco Coletivo/Gê Vianna (MA). Com direção e apresentação de Gê Viana a performance tem 50 minutos de duração.
[Cu]rral, segundo solo de Gê Viana, apresenta um olhar antropológico sobre o comportamento humano em lugares fechados. O espetáculo estabelece uma relação visceral entre o corpo da performer e os corpos de animais que vivem em cativeiro. Assim, a estética do trabalho convida a uma reflexão sobre transmutação, acasalamento e convivência.
E para fechar a quarta noite de programação da IX Semana Maranhense de Dança, no Teatro Arthur Azevedo, às 20h, terá como atração a Noite Maranhense 2 que leva para o palco 23 coreografias de companhias, grupos e bailarinos maranhenses. Apresentadas por bailarinos do Núcleo de Formação Artística; Junior Style e Paula Barros; Escola de Dança Adágio; Amigos da Dança; Adiel Lopes, Ronny Silva e YuryAlmeida; Matheus Mateyc; Academia de Artes Gracielle Costa; Dance Class; Estúdio de Artes Cênicas; Cia de Dança Os Sublimes; Núcleo de Artes da Ilha – NAI; Vanessa Sodré; 7&8 Cia de Dança; Matheus Mateyc e Mathenay; Cia Nacional de Dança de Salão; Centro de Movimento Soraya Lira; Estúdio Hizi Mili; Ministério Moriah Hip Hop; Thabit Stars; Arianna Lopes; Studio Denis Adam e Escola Expressar.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias