Cinema
Curso de cinema é inaugurado em São Luís
término da capacitação está previsto para o dia 18 de janeiro
A Aula Magna do Curso de Cinema, ministrada pelo crítico Marcelo Miranda,abordou linguagem Cinematográfica. A Formação Inicial Continuada (FIC), neste primeiro momento, aconteceu nesta terça-feira,3, no Convento das Mercês, onde o Curso será ofertado no turno vespertino.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, pontuou que com a realização do primeiro Curso FIC de Cinema, o objetivo maior é chegar à Escola de Cinema do Maranhão.
O término da capacitação está previsto para o dia 18 de janeiro. O músico e publicitário Henrique Calado aprovou a abertura e disse aguardar, curioso, as próximas disciplinas. “A minha expectativa é relacionar o aprendizado com minha área de trabalho, que é a comunicação, o que inclui filmes publicitários e de cunho cinematográfico. Então, acho que vai acrescentar bastante, tanto no conhecimento técnico quanto no mais subjetivo, como roteiro e narrativa”, afirmou.
Durante a Aula Inaugural, a turma pôde conhecer mais sobre o que vai ser repassado durante a Carga Horária de 160 horas, distribuída em oito módulos. Na finalização, serão produzidos dois curtas, fruto da Oficina de Prática Intensiva, ministrada pelos uruguaios Letícia Jorge e Pablo Stoll.
A procura pelo Curso surpreendeu a coordenação que adiantou que a meta para um segundo momento, é investir ainda mais na profissionalização dessas pessoas, formando técnicos e tecnólogos. Bira do Pindaré declarou que “essa medida é estratégica. O Cinema mobiliza todas as outras artes, o teatro, as artes plásticas, a fotografia, a música, enfim, uma gama muito grande de profissionais. Ele é importante como um vetor cultural e como parte da economia criativa”, acentuou.
VER COMENTÁRIOS