Atitudes simples como a pesquisa de preços, instalação de antivírus e atenção às condições de pagamento e de entrega ajudam os consumidores na hora de adquirir novos produtos
Por: Correio Braziliense
“O gerente ficou maluco”, “Preços explosivos”, “descontos imperdíveis” e “chance única” geralmente são frases vistas nas vitrines das lojas e nos anúncios de internet, onde o comércio tenta atrair clientes para o Black Friday. A campanha, de origem norte-americana, terá a quinta edição no Brasil nesta sexta-feira, dia 27, ocasião ideal para quem quer aproveitar boas condições de compra e de venda nas 24 horas dedicadas às promoções. No entanto, para sair vitorioso nesta “batalha” por bons produtos com preços em conta, o consumidor deve ter atenção redobrada.
Entre as principais reclamações dos clientes estão a cobrança de valor diferente do enunciado, a entrega do produto diferente, defeitos e problemas para realizar troca, cancelamento ou devolução. Segundo o advogado Márcio Mello Chaves, que é especialista em Direito Digital, dá para aproveitar bem o Black Friday desde que com atenção, principalmente às ofertas mirabolantes, e com cuidados simples, como a instalação de programas antivírus e firewall confiáveis, evitar compras em sites de venda de produtos piratas, entre outros. “Navegar por eles por si só já pode oferecer riscos”, explicou.