Doces de Tuileries

Chefe maranhense Thúlio Carvalho ensina como fazer Tartelete de Limão

Os jardins de Tuileries, na França, ser­viram de inspiração para o nome da loja recheada de doces Tuile, que há pouco mais de um mês tem se torna­do, em São Luís, referência para apreciadores de doces com toque gourmet. Na decoração, a proposta foi montar um ambiente descontraído, jovem e que possa ultrapassar a barreira […]

Thulio Carvalho
Os jardins de Tuileries, na França, ser­viram de inspiração para o nome da loja recheada de doces Tuile, que há pouco mais de um mês tem se torna­do, em São Luís, referência para apreciadores de doces com toque gourmet.
Na decoração, a proposta foi montar um ambiente descontraído, jovem e que possa ultrapassar a barreira do tempo, já que o projeto não está ligado a tendências do mercado. Os tijolos na parede relembram a estrutura de uma fábrica. Na mesa de madeira de reflorestamento, cadeiras descombinadas dão um charme e deixam o espaço mais descolado.
A pâtisserie oferece sobremesas mais elaboradas que saem do comum, até mesmo no modo de servir. Como exemplo, está o suco servido em copos destampados ou o café ex­presso servido na pedra de granito, ao invés do tradicional pires. Os salgados e drinks tam­bém têm espaço na loja. Entre os destaques do cardápio, está o pudim brûlée servido den­tro do copo americano, o docemil folhas que é uma receita francesa, e a tartelete de limão.
Toda a loja foi pensada e planejada por Thúlio Carvalho, 22 anos. Formado em gastro­nomia, o chefe maranhense passou três meses na França, onde fez especialização em cho­colate, macaron, éclair, entre outros. Quan­do voltou para São Luís, o pâtissier decidiu criar uma marca própria que pudesse associar a boas lembranças e também ao seu nome. Chegou a trabalhar em um restaurante em São Luís, mas logo conseguiu concretizar o sonho e criou em 2014 a Tuile por encomenda, mas os pedidos foram tantos que ele, então, deci­diu materializar a loja e dar vez e espaço para as suas invenções na cozinha.
Como planos para o futuro, o pâtissier quer expandir a marca com franquias espalhadas por novos endereços pelo Brasil.“A Tuile vai seguir o mesmo padrão de tamanho, eu quero mais lojas, transformar em franquia e, quem sabe, uma grande cafeteria brasileira”, acrescenta.
Especialista no quesito criação, o chefe gosta de misturar ingredientes e transformá-los em uma combinação de sucesso. Perfec­cionista, ele gosta de tudo organizado e ban­dejas alinhadas na vitrine. Como sugestão, o chefe recomenda uma das sobremesas mais vendidas, a Tartelete de Limão. O toque dife­rencial da receita é o limão siciliano, que deixa o doce mais tropical e saboroso do que outros tipos de limões.
tartelete de limão

TARTELETE DE LIMÃO

Ingredientes
Massa
250g de trigo sem fermento
125g manteiga
125g açúcar refinado
1 avo
Recheio
1 lata de leite condensado
Suco de quatro limões sicilianos
Merengue
5 claras
10 colheres de sopa de açúcar
Modo de preparo
Para massa, deve-se misturar com as pontas dos dedos o trigo, manteiga e açúcar refinado, após formar uma massa homogênea acrescentar o ovo e misturar novamente. Co­locar em formas pequenas assar em 180 c°.
Para o recheio,bater o leite condensado com o suco do li­mão e levar a geladeira por cerca de 1h e em seguida jogue por cima da massa.
Bata as cinco claras em uma batedeira, até ficar em ponto deneve e em seguida acrescentar as dez colheres de açúcar.Espalhe o merengue sobre a torta e faça picos com uma co­lher.Leve ao forno quente por 5 minutos.
O Tulie fica localizado na Avenida dos Holandeses, n° 2, Galeria Fiore e funciona das 14h às 22h.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias