São esperados para a competição mais de trinta grupos da região metropolitana e interior do estado, tais como, da cidade de Balsas, Chapadinha, Urbanos Santos, Apicum Açú, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Mirinzal, Pinheiro, Matões do Norte, Alto Alegre, Humberto de Campos, São Benedito do Rio Preto e Raposa. As bandas e fanfarras vencedoras em 1º, 2º e 3º lugares receberão certificados e troféus relativos à pontuação.
Conforme explica o presidente da FEMBAF, Sandro Santos, o campeonato tem a finalidade, também, de promover intercâmbio socioeducativo e cultural entre os integrantes mediante competição sadia. “Através desses encontros estimulamos, principalmente o poder público para a criação de mais corporações, incentivamos o aprimoramento de métodos e técnicas, contribuímos para o desenvolvimento do sentimento cívico, espírito de companheirismo e autodisciplina necessário para formação do cidadão”, reforça.
De acordo com os dados da Federação, existem aproximadamente 200 corporações no Maranhão, entre marciais, musicais, fanfarras e bandas de percussão, sendo que a maioria está em atividades no interior. “O concurso é um resgate, pois ressalta a importância desses grupos marciais para crianças e adolescentes pelo cunho social e educativo, e que abre portas para o início da profissionalização musical”, conclui Santos.
Mais informações disponíveis no regulamento do XVIII Campeonato Maranhense de Bandas e Fanfarras Estudantis – Aberto Norte Nordeste, no site da
FEMBAF.