Quase 40

Sampaio Corrêa contratou 39 jogadores para a temporada 2015; 20 foram dispensados

O número é maior que o Palmeiras, time da Série A que fez o maior investimento no ano entre as equipes da elite do futebol brasileiro

O atacante Fábio Lopes foi uma das maiores contratações do Sampaio em 2015 e nem sequer entrou em campo

Em tempos de crise financeira, o planejamento é uma das peças primordiais para o sucesso de uma equipe de futebol no decorrer de uma longa temporada, mas parece que o Sampaio Corrêa não tem seguido essa regra ao contratar quase 40 jogadores para a temporada de 2015, sendo que mais da metade desse número já deixou o clube.

A montagem do elenco para esse ano começou ainda em dezembro quando o técnico Oliveira Canindé foi contratado. Ainda antes do réveillon dez jogadores foram anunciados no site oficial como reforços para disputa das quatro competições que o time disputaria: Campeonato Maranhense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série B do Brasileiro.
Nessa primeira leva chegariam o goleiro Tony (Vila Nova-GO), os zagueiros Leomar (MAC) e Edvânio (Náutico-PE), o lateral-direito Gil Mineiro (Interporto-TO), os volantes Romário (Vila Nova-GO), Fernando Martins (Iporá-GO) e Francesco (Bragantino-SP), o meia Tiago Ferreira (Campinense-PB) e os atacantes Robert (Fortaleza-CE) e Lucão (Caxias-RS).
Nos primeiros dez dias de janeiro mais cinco jogadores foram apresentados no CT José Carlos Macieira: o goleiro Ruan (Moto Club), o lateral-esquerdo Raí (Náutico-PE), os volantes Curuca (Moto Club) e Jefferson Abreu (Moto Club), e o meia Ideílson (MAC).
Mas por problemas diversos sete desses atletas nem chegaram a atuar com a camisa tricolor em 2015. Tony, Romário, Lucão e Ideílson foram dispensados após uma avaliação do novo treinador, enquanto Fernando Martins e Francesco nem chegaram a se apresentar ao clube por problemas contratuais. Tiago Ferreira teve problemas com sua documentação já que vinha diretamente do Chipre e também não assinou com o clube.
Ainda em janeiro chegaram outros cinco reforços: os goleiros Milton Raphael (Macaé-RJ), Dida (Olhanense-POR), o lateral-esquerdo Renan Oliveira (Inter Turku-FIN), o meia Maycon (Portuguesa-SP) e o atacante Geraldo (Estrela do Norte-ES). Em fevereiro e março a diretoria acertou com mais quatro jogadores: os volantes Rogério (São Caetano-SP), Diones (Chapecoense-SC) e Alexandre (Potiguar-RN), além do meia Filipe Sertânia (Fortaleza-CE).
Em abril e no começo de maio chegaram o goleiro Renan Rocha (Botafogo-RJ), o lateral-direito Bruno Moura (Linense-SP), o volante Moisés (Linense-SP), o meia Alex Maranhão (Ismaily-EGI) e os atacante Jheimy (Ituano-SP) e Fábio Lopes (ASA-AL).
Léo Condé também foi contratado pelo Sampaio em 2015
No dia 8 de maio, o técnico Léo Condé foi anunciado pelo clube e então começou uma nova leva de contratações agora chanceladas pelo novo comandante. Do Caldense chegaram o goleiro Rodrigo, os zagueiros Marcelinho e Plínio e o meia Nádson. Além deles, chegaram os volantes Dê (Novo Hamburgo-RS), Léo Salino (Operário-PR), o meia Felipe (Moto Club) e os atacantes Douglas (Operário-PR) e Vanger (Tombense-MG).
Outro que teve uma passagem apagada pelo Tricolor foi o meia Clóves (Sergipe-SE), que passou um mês treinando com o elenco, mas não foi aprovado pelo técnico. Outro caso curioso foi o do volante Júlio César (Capivariano-SP), que foi anunciado no dia 19 de maio, mas no dia 25 o clube desistiu do negócio por conta dos problemas físicos do atleta.
O volante Robson Simplício foi dispensado duas vezes do clube em menos de dois meses

Ao todo, dos 39 nomes anunciados, 20 já saíram do clube, sendo que desses nove nem chegaram a entrar em campo e dois saíram antes mesmo de se apresentarem no clube. Do elenco atual de 32 jogadores que estão à disposição do técnico Léo Condé, 19 jogadores foram contratados para a temporada 2015 e entre eles três ainda não estrearam com a camisa do clube: o zagueiro Plínio, o volante Léo Salino e o meia Felipe.

Esse número de contratações ainda pode subir já que a diretoria do Sampaio ainda não confirmou o fechamento do grupo para o restante da competição. O diretor de futebol, Zé Renato, foi procurado pela reportagem, mas não respondeu às nossas chamadas para falar sobre o assunto.
Palmeiras
O número de contratados do clube salta mais aos olhos se fizermos uma comparação com a quantidade de reforços que o Palmeiras teve para 2015. O clube paulista apresentou 24 jogadores para temporada até aqui.
Com a chegada do gerente de futebol, Alexandre Mattos, e sua política de contratar muitos atletas, pratica que tinha feito já no Cruzeiro, onde conquistou o bicampeonato brasileiro, o Alviverde investiu bastante para montar seu elenco e essa atitude de mudanças drásticas foi bastante criticada pela mídia nacional.
Assim como no caso do time maranhense, alguns reforços já deixaram o clube paulista como foi o caso do meia Alan Patrick, que foi repassado ao Flamengo para a disputa do Brasileiro.
O Palmeiras, assim como o Sampaio, foi apenas vice-campeão estadual e hoje ocupa uma posição intermediária na classificação da Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, os dois times estão tendo uma campanha melhor que no ano passado em suas competições.
 
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias