ENCONTRO IMPAR

Prévia do Festival de Música Barroca será apresentada hoje no Espaço Impar

O tema da quarta edição é A Música no Tempo dos Missionários Jesuítas

Foto: Divulgação.


Divulgação

Música Antiga da UFF

Uma prévia do Festival de Música Barroca de Alcântara acontece hoje, no Auditório de O Imparcial, às 19h, com apresentação do grupo Quarteto Sintonia, da Escola de Música Lilah Lisboa. Um quarteto de cordas que fará o momento musical do evento representando a Orquestra Suzuki, e liderado pelo violinista Saulo Rodrigues.

Foto: Divulgação.


Divulgação

Paraguay Barroco

A noite será uma pequena apresentação do que será esta quarta edição do Festival, para jornalistas, empresários, apoiadores, convidados. Este ano o tema é A Música no Tempo dos Missionários Jesuítas em que ressalta a integração dos países que foram colonizados pelos jesuítas. O objetivo, segundo os organizadores é reviver a música que tinha como missão catequizar e educar. Apesar das poucas pesquisas existentes sobre o assunto, sabe-se que esta atuação musical dos jesuítas influenciou sobremaneira tanto na formação da cultura brasileira como na criação específica de identidades culturais regionais, sobretudo a maranhense.
“Nosso Festival começa dia 16, mas vamos apresentá-lo com um vídeo das outras edições e a programação deste ano, com as boas vindas do grupo de música e aguardando que todos prestigiem os grupos que virão de diversos países para as cidades de Bacabeira, Alcântara, Rosário e São Luís”, convida o coordenador geral do Festival, Bernard Vassas.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Ars Longa

O Festival se estenderá até o dia 22 de julho com variada programação nas cidades de Alcântara, Bacabeira, Rosário e São Luís; este ano, a atividade incluirá além de concertos com grupos locais, nacionais e internacionais, ações pedagógicas, sociais, uma conferência sobre integração social e música erudita no Auditório do Tribunal de Justiça do Maranhão (Praça Dom Pedro II), e apresentações no hospital Aldenora Bello e na Penitenciária de Pedrinhas. A organização é da produtora Equinox do Brasil.
No dia 22 julho, por exemplo, o evento terá continuidade, às 14h, com apresentação musical e ação pedagógica para crianças e mulheres do Hospital Aldenora Bello, sob o comando do Ars Longa. Depois, às 17h, será a vez da ação pedagógica e do concerto do grupo Paraguay Barroco, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Zarabanda

“O festival está melhor a cada ano. Este ano será mais lo
ngo com 7 dias, está mais internaci
onal com grupos de Cuba, Venezuela e Paraguai e teremos mais ações pedagógicas”, revela Bernard Vassas.
O evento começa pelo município de Bacabeira, no dia 16, às 16h30, com ação pedagógica apresentada pelo grupo Bumba Ópera, seguida de cortejo até a Igreja Imaculada Conceição. Depois, alunos da Escola de Música de Bacabeira apresentarão o primeiro concerto. À noite, será a vez do concerto do grupo Zarabanda, às 19h, na Igreja Imaculada Conceição, seguido de outro com Bumba Ópera, na mesma igreja.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Bumba Ópera

No dia 17 a programação será em Rosário. Na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, será apresentado concerto com o Grupo Ars Longa (Cuba) e a programação será encerrada com o Bumba Ópera.

Nos dias 18 e 19, o festival seguirá para Alcântara, onde haverá ações pedagógicas no Museu Histórico da cidade, sob o comando dos grupos Ars Longa e Paraguay Barroco (Paraguai). Na Igreja do Carmo, às 19h, acontecerá a solenidade de abertura, seguida dos concertos com Ars Longa e Paraguay Barroco. No dia 19, haverá ação pedagógica com Bumba Ópera e, à noite, concerto do Conjunto de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense (UFF), encerrando com Bumba Ópera.
Nos dia 20 e 21 a programação será realizada em São Luís, começando às 15h, com a Conferência Integração Social e Música Erudita: Experiências Pedagógicas e Modelos na América Latina (Venezuela, Paraguai, Cuba e Brasil), no Convento das Mercês. Em seguida haverá um cortejo até a Igreja da Sé com representantes da Festa do Divino Espírito Santo, às 18h. Depois, às 19h, haverá o concerto do Conjunto de Música Antiga da UFF, na Igreja da Sé, seguido do conjunto Ars Longa.
No dia 21 haverá concertos com Zarabanda e Paraguay Barroco, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), a partir das 20h. Nessa mesma noite acontecerá a entrega do Prêmio Equinox. As ações sociais serão no dia 22, no Hospital Aldenora Bello e em Pedrinhas.
 
PROGRAMAÇÃO
16 Julho – Bacabeira
16h30 Ação Pedagógica Bumba Ópera
18h Cortejo até a Igreja Imaculada Conceição
18h45 Apresentação de alunos Escola de Música de Bacabeira
19h Concerto Zarabanda Igreja Imaculada Conceição
20h Concerto Bumba Ópera Igreja Imaculada Conceição
17 Julho 2015 – Rosário
17h Ação Pedagógica Bumba Ópera
19h Concerto Ars Longa Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
20h Concerto Bumba Ópera Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
18 Julho 2015 – Alcântara
15h Ação Pedagógica Ars Longa Museu Histórico
17h Ação Pedagógica Paraguay Barroco Museu Histórico
18h Cerimonial de abertura
19h Concerto Ars Longa Igreja do Carmo
20h Concerto Paraguay Barroco Igreja do Carmo
19 Julho 2015 – Alcântara
16h30 Ação Pedagógica Bumba Ópera Museu Histórico
19h Concerto Conjunto de Música Antiga da Uff Igreja do Carmo
20h Concerto Bumba Ópera Igreja do Carmo
20 Julho 2015 – São Luís
15h Conferência Integração Social e Música Erudita. Experiênças pedagógicas e modelos na América Latina (Venezuela, Paraguai, Cuba e Brasil)
Convento das Mercês
16h Debate
18h Cortejo até a Igreja da Sé de Representantes da Festa do Divino de Alcântara
19h Concerto Conjunto de Música Antiga da UFF Igreja da Sé
20h Concerto Ars Longa Igreja da Sé
21 Julho 2015 – São Luís
20h Concerto Zarabanda
21h Concerto Paraguay Barroco
22h Noite de Clausura
Entrega do Prêmio Equinox Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)
22 Julho 2015 – São Luís
Ações sociais
9h Apresentação musical e ação pedagógica para crianças e mulheres do Instituto Dino
Ars Longa Instituto Nacional de Oncologia Aldenora Bello – Instituto do Cáncer – São Luís
14h Ação pedagógica e concerto Paraguay Barroco
Complexo Penitenciário de Pedrinhas – São Luís
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias