Para quem acha que animação é só um estado de espírito, ou algum trabalho feito por aquela pessoa que brinca com as crianças em festas infantis, ou que está à frente de algum evento? Saiba que há alguns anos no Brasil, mais precisamente 22, ela ganhou um significado bem mais amplo com as produções cinematográficas pipocando por todos os lados. Em 1993, quando quatro amigos perceberam o que uma imaginação é capaz de produzir, estreava o Anima Mundi.
Hoje, mais de duas décadas depois, o Anima Mundi é o maior festival de animação das Américas, segundo maior do mundo. E o melhor, o Brasil se tornou um grande produtor de animações, com cada vez mais artistas brilhantes surgindo. Este ano a 23ª edição acontecerá entre os dias 10 e 15 de julho no Rio de Janeiro e entre 17 e 22 de julho em São Paulo, com a participação de craques do cinema nacional e internacional e premiará os melhores em várias mostras.
É nesse cenário que estará o cineasta maranhense Daniel Drummond (formado em Cinema pela Chapman University-Califórnia, Estados Unidos), representando o Maranhão ao lado de outros nomes nacionais e internacionais, com o curta-metragem Chiaroscuro (Animação, 2014, 07’48”, MA, Livre), que participará da mostra competitiva em São Paulo.
O filme já foi selecionado para festivais nos EUA, Inglaterra, Itália, Grécia, Espanha, entre outros. Em São Luís foi exibido durante o Festival Maranhão na Tela, que aconteceu no início do ano, e que trouxe pela primeira vez o Festival Internacional de Animação Estudantil, Anim!Arte, dirigido pelo professor de animação da Escola Parque (RJ), Alexandre Juruena. O diretor trouxe 300 curtas para serem exibidos, dentre eles, o Chiaroscuro. Juruena citou Daniel na época como um nome promissor na área da animação no Brasil.
Recém-formado em Cinema nos EUA, Daniel já exibiu o filme em vários festivais internacionais, incluindo o Festival Cinequest, um dos mais importantes dos Estados Unidos, e passando pelo Festival de Cannes em Maio. O filme também está selecionado para a mostra competitiva do Festival Guarnicê de Cinema, aqui em São Luís, em data a ser determinada.
O curta
Chiaroscuro é uma produção independente, conforme Daniel mesmo definiu, “uma coisa alternativa, experimental, abstrata, sem começo, meio e fim”. E esse filme foi o trabalho de conclusão de curso de Daniel. Finalizado em 2014, há 1 e meio, segundo ele, está percorrendo os festivais em várias partes do mundo.
Segundo o que diz a sinopse, “em um ambiente desolado, a descoberta de uma entidade misteriosa dá início a uma perseguição pelo espaço abstrato. Enquanto dois organismos competem pela única luz na escuridão, sua história revela a natureza volátil do poder. Chiaroscuro é um exercício em estética minimalista. Uma trama visual solta, pura, sem amarras, onde cabe ao espectador conectar os pontos.
Sobre o cineasta
Daniel Drummond nasceu em São Luís. Aos 20 anos, conseguiu uma bolsa de estudos do IBEU e se mudou para a Califórnia, onde estudou em uma das melhores escolas de cinema do mundo, na Chapman University. Durante seu tempo em os EUA, Daniel investigou todas as coisas cinema, estudar cinema, animação, fotografia e graduando-se com uma concentração em efeitos visuais. Em 2012 se mudou temporariamente para a França para estudar a língua, artes, além de trabalhar no Festival de Cinema de Cannes.
Trabalhou em vários projetos como artista de efeitos visuais, incluindo Into the Silent Sea, exibido em Seleção Oficial nos famosos festivais de cinema de Telluride, Palm Springs, Nashville e vencedor de um prêmio Bafta. Destaca-se ainda a sua direção no curta Entre Ponteiros e Rascunhos, vencedor do 1º Lugar no Festival Maranhão Vídeo de Bolso.
Através de seus estudos em composição, cor e movimento, Daniel desenvolveu uma paixão por contar histórias através de recursos visuais impressionantes. Ele atualmente trabalha como artista freelancer, à procura de projetos interessantes, onde pode aplicar seus conhecimentos de artes digitais ao seu amor sem fim para cinema e fotografia. “Meu trabalho pode ser visto em várias mídias, a partir de curtas-metragens premiados, para campanhas Kickstarter, aos comerciais da Samsung.
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial