Pan-Americano de Toronto

Judô: Tiago Camilo conquista terceira medalha de ouro

Com o ouro de Tiago Camilo, judô brasileiro acumula oito medalhas no Pan de Toronto

Tiago conquista terceiro ouro
Tiago Camilo conquistou a sua terceira medalha de ouro e se tornou o maior vencedor brasileiro da modalidade na história da competição. Também subiram ao pódio Mariana Silva, até 63kg, Victor Penalber, até 81kg, e Maria Portela, até 70kg, que voltaram para casa com as medalhas de bronze. 
Camilo, que também conquistou o ouro em 2007 e 2011, considerou o pódio especial na sua trajetória de 17 anos dedicados ao judô. Na final em Toronto, no Canadá, o brasileiro venceu Asley Gonzalez depois de o cubano ter recebido duas punições. “Tenho muito orgulho do que eu conquistei no esporte. A minha trajetória sempre foi traçada de uma forma muito honesta e profissional. Fico muito feliz com os resultados e por mais essa conquista”, disse.
A primeira brasileira a subir no tatame disputando medalhas foi Mariana Silva. Contra a colombiana Diana Velasco, a brasileira venceu por um yuko e um wazari. “Fiquei muito feliz com a minha conquista, mas o meu objetivo era levar o ouro. Qualquer medalha é muito boa para o atleta, mas vou continuar trabalhando para o meu próximo objetivo que é o Mundial”, projetou.
Quinto colocado no ranking mundial, Victor Penalber venceu o judoca Gadiel Miranda, de Porto Rico, com o ippon mais bonito da noite, aos 3minutos48. “Acho que temos que valorizar muito uma medalha de bronze. Não é todo mundo que tem uma medalha em Jogos Pan-Americanos e eu conquistei uma. O atleta está sempre querendo se superar, querendo atingir e ultrapassar o limite. É claro que vou sair com gostinho de quero mais e isso tem que se transformar em motivação”, disse o atleta depois do pódio.
O bronze da Maria Portela foi conquistado depois dela vencer a mexicana Andrea Poo. Para a atleta, a categoria até 70kg é muito equilibrada no Pan e garantir um lugar no pódio é uma grande conquista. “O pódio veio para coroar todo o trabalho que está sendo feito. Errei hoje e vou trabalhar para não repetir no Mundial”, analisou.
O judô brasileiro acumula oito medalhas no Pan de Toronto. Os pódios desta segunda-feira (13.07) se somam a dois ouros com Charles Chibana (-66kg) e Érika Miranda (-52kg); uma prata com Felipe Kitadai (-60kg); e dois bronzes com Nathália Brigida (-48kg) e Rafaela Silva (-57kg).
 
Internauta você pode compartilhar pelo WhatsApp no número (98) 9 9188 8267 informações, denúncias e sugestões para o portal O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias