FUTEBOL AMERICANO

Brasil estreia no Mundial de Futebol Americano após superar obstáculos financeiros

Atletas pagaram ida aos EUA do próprio bolso e estreiam nesta quinta-feira

Sem patrocinadores, os atletas da Seleção repetiram o que fazem nos clubes aqui no Brasil. Pagaram para jogar
Às 16h desta quarta-feira uma pequena parcela do Brasil vai parar. Bem pequena mesmo e que dificilmente chegará a 1 mihão de pessoas. 1% do País deve saber que uma de nossas seleções estará disputando o seu primeiro mundial. De um esporte que não é popular, mas que vem crescendo a cada dia que passa. O futebol americano brasileiro dará um passo enorme quando entrar em campo nesta tarde contra a França em Canton, Ohio. Pela primeira vez jogará uma Copa do Mundo e colocará o País de vez no mapa da bola oval.
Para chegar em Canton, não foi nada fácil. A eliminatória foi disputada em janeiro contra o Panamá, na casa dos adversários. Antes disso, uma escala no Recife, onde os Onças, apelido da Seleção, venceram a Seleção da Superliga Nordeste por 57 a 0. Naquele momento o que importava era a preparação, mas existia uma preocupação além do jogo contra os panamenhos. Dinheiro.
Sem patrocinadores, os atletas da Seleção repetiram o que fazem nos clubes aqui no Brasil. Pagaram para jogar. Já não bastasse ter que bancar o próprio equipamento e viagens para jogos dentro do País, os atletas foram até o Panamá com dinheiro do próprio bolso. O esforço foi válido. A vitória por 26 a 14 garantiu a Seleção no Mundial que começa nesta quinta-feira, mas havia muito trabalho a ser feito.
Sem condições de se reunirem como uma Seleção merece, o único encontro dos atletas até o Mundial ocorreu em Curitiba no mês de abril. Lá o técnico Danilo Muller teve apenas quatro dias para observar mais alguns atletas e fechar a lista de convocados e pode conscientizar os atletas que a situação para disputar o Mundial estava complicada.
Em seis meses a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) correu atrás de patrocinadores e fez até “vaquinha” para chegar aos Estados Unidos. A estratégia não deu tão certo e os jogadores tiveram que bancar mais uma vez suas passagens. Cada um teve que desembolsar cerca de U$ 1,2 mil para disputar a competição, mas todo o esforços valeu a pena.
Na véspera da partida era possível ver a felicidade no rosto dos atletas após tanta complicação para disputar a competição. Em um churrasco organizado pela Federação Internacional de Futebol Americano (Ifaf) com todas as delegações, os brasileiros eram os mais animados e até pedido de casamento ocorreu durante o evento.
Por outro lado, já existia uma grande ansiedade pela partida, que pode ter um complicador. A chuva. “Estamos esperando o jogo com muita chuva. Mas já estamos preparados para isso. Não sabemos muito o que esperar da França, mas com certeza será um jogo duro”, contou o quarterback Rodrigo Dantas, atleta do João Pessoa Espectros.
Pernambucanos na comissão técnica
Apesar de ter cinco times de futebol americano em Pernambuco, nenhuma equipe cedeu atletas para os Onças. Por outro lado, a coordenação da defesa e os cuidados médicos estão nas mãos de dois pernambucanos. Lucas Cisneiros, técnico do Recife Mariners/Náutico, é o coordenador defensivo e Paulo Santana, médico dos marinheiros, também cuidará dos Onças na competição.
Tabela
Apesar do Mundial ser dividido em dois grupos, as equipes se enfrentam de acordo com o resultado da primeira rodada. Caso vença, o Brasil enfrenta o vencedor da partida entre Austrália e e Coréia do Sul. Só uma vitória nesta quinta-feira dá condições de sonhar com o título.
Calendário desta quinta-feira (9)
13h – Austrália x Coréia do Sul
16h – Brasil x França
20h – USA x México
*Japão folga na primeira rodada
** Jogos serão transmitidos pelo Watch Espn
Na véspera da partida era possível ver a felicidade no rosto dos atletas após tanta complicação
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias