Karatê Shotokan

Trabalho Voluntário resulta em dez atletas convocados para Seleção Maranhense de Karatê

Dez atletas, que integram a Academia Oyama irão compor a Seleção Maranhense de Karatê na modalidade Shotokan que disputará o Campeonato Brasileiro entre os dias 1 a 5 de julho deste ano, em Salvador-BA. No total, foram convocados 35 karatecas, de diferentes academias do Maranhão. A competição, que é organizada pela Confederação Brasileira de Karatê […]

Dez atletas, que integram a Academia Oyama irão compor a Seleção Maranhense de Karatê na modalidade Shotokan que disputará o Campeonato Brasileiro entre os dias 1 a 5 de julho deste ano, em Salvador-BA.
No total, foram convocados 35 karatecas, de diferentes academias do Maranhão. A competição, que é organizada pela Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI) e ligada à Federação de Karatê Shotokan do Estado do Maranhão, terá representantes apenas na modalidade Shotokan, uma das formas mais praticadas e tradicionais.
O treinador Valdinaldo Dias é professor voluntário de karatê na Academia Oyama, que funciona na Associação de Moradores da Vila Dr. Julinho, no município de São José de Ribamar. Ele afirma que esta é a segunda vez que os atletas irão participar da competição nacional. Em 2014, a equipe garantiu 16 medalhas em Brasília, entre as conquistas estão: Primeiro lugar no Kumite (luta) na categoria 16-17 anos e segundo lugar no Kata (formas) na mesma categoria. Além da prata no Kata por equipes.
Em 2015, os atletas irão competir nas categorias 6-7 anos, 8-9 anos, 10-11 anos, 12-13 anos, 14-15 anos, 16-17 anos, 18-29 anos e 30 acima.
Apesar das conquistas, os atletas não possuem local apropriado para treinos
Apesar do empenho e da grande quantidade de medalhas conquistadas, os atletas não possuem local apropriado para treinos, equipamentos, nem patrocínio para suprir os gastos com os campeonatos.
Valdinaldo Dias explica que no ano passado os atletas participaram da competição com apoio da Prefeitura de São José de Ribamar, mas este ano não está nada confirmado.
“Nós não temos patrocínio, a Prefeitura nos ajudou no ano passado, mas este ano ainda não deu certeza. Estamos esperando”. Destaca
O treinador esclarece que a academia em que os caratecas têm aula não possui estrutura nem equipamentos e acrescenta que os “instrumentos” utilizados não são baratos.
Apesar das dificuldades, o trabalho voluntário tem dado resultados, entre eles estão: Maria Reis, 44 anos, medalha de bronze no Brasileiro 2014; Eudilene Silva, que conquistou dois ouros na categoria 18-29 na mesma competição; Josemar Santos, 21 anos, faixa preta e pré-convocado para o Mundial e Wemerson Cantanhede Santos, 17 anos, garantiu ouro, prata e bronze no Brasileiro também em 2014.
Wemerson Cantanhede irá competir pela segunda vez no Campeonato Brasileiro. Em 2014, o atleta conquistou ouro no Kumite (16-17 anos), prata no Kata (16-17 anos), segundo lugar no Kata por equipes e agora, com 18 anos e em uma categoria diferente disputará novos desafios.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias