MERCADO TECNOLÓGICO

Tecnologia de impressão 3D chega ao mercado da construção civil

No Brasil, o método já é utilizado por arquiteto para mostrar projeto final aos clientes

3D

O setor da construção civil está em constante evolução. A moda agora é investir em projetos de construção feitos a partir de impressoras 3D. Em todo o mundo, construtoras já desenvolvem estudos e testes para comercializar casas impressas o mais rápido possível. O Brasil ainda não tem casas feitas com a tecnologia, mas algumas empresas já estão de olho na oportunidade.

Além do atrativo para novos clientes, Rodrigues explica que imprimir a maquete é melhor do que fazê-la manualmente, como chegou a tentar no início do negócio, sete anos atrás. Como ele sempre foi apaixonado por maquetes, quando viu que não ia dar certo fazer o trabalho à mão, já sonhava com o dia em que poderia adquirir uma máquina para executar a mini-obra. “Foi mais viável pelo custo hoje em dia”, afirma, contente porque as impressoras 3D caíram no mercado comum a preços acessíveis.
Ter um projeto palpável da futura casa em mãos não é apenas vaidade. Para o arquiteto, a maquete, que é feita de um tipo de plástico, ajuda a explicar o projeto para o cliente e no processo de construção que vem em seguida. “Facilita todo o processo, desde o entendimento do cliente”, garante.
A impressora do arquiteto de São Paulo custou em média R$ 16 mil, mas ele precisou investir R$ 20 mil, no total. Rodrigues garante que não teve prejuízos. “[A maquete] agrega valor ao produto total e representa 3% do valor do projeto”, explica.
Construções impressas
Na China, a novidade já é realidade, graças à empresa WinSun, que garante que em 24 horas é capaz de erguer dez casas com a nova técnica. Para a casa ficar firme, o material utilizado precisa ser resistente. Na versão chinesa foi utilizada uma mistura de cimento com fibra de vidro. A WinSun faz a impressão das paredes em camadas e em seguida os operários da empresa, com ajuda de guindastes, fazem o encaixe para montar a casa.
Nos Estados Unidos, a Universidade do Sul da Califórnia tem o projeto da Contour Crafting, método que seria capaz de imprimir casas de 230 metros quadrados em apenas um dia. Nesse caso, a impressora gigante se move por trilhos criando camadas de concreto para formar paredes ocas e, em seguida, as preenche com concreto adicional. Os muros e paredes são feitos com camadas de concreto, mas a máquina também pode ser programada para pintar paredes, colocar telhas, pisos, encanações e fiação elétrica.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias