LEITORES BIOMÉTRICOS

Câmara quer catracas com biometria para controlar acesso ao plenário

Até novembro, a Casa quer instalar equipamentos para controlar o acesso ao local de votações. Dispositivos terão leitores biométricos

Na semana passada, deputados receberam e-mail assinado pelo primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), que avisava sobre uma “mudança” nas regras para acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, onde são realizadas as sessões da Casa. Segundo a mensagem, a Mesa se preparava para pôr em prática um projeto “antigo e indispensável”: a instalação de catracas nas entradas do plenário. De acordo com o croqui do projeto, obtido pelo Correio, serão 15 roletas, com dispositivos para identificação biométrica, pelas digitais.
Segundo Mansur, o objetivo das catracas é evitar que pessoas como lobistas circulem no plenário nos dias de votação. “Aqui tem muita carteirada”, disse. “Nos plenários de outros países é diferente. Por exemplo, eu fui na Alemanha e nem entrei (no Bundestag, sede do legislativo), mesmo sendo deputado. Lá, é muito difícil fazer o que se faz no Brasil. Aqui está uma zona”, admitiu. O deputado informou que o edital do processo licitatório para a compra das catracas está em fase de elaboração. A instalação dos dispositivos deve ser concluída em seis meses. No entanto, ainda não há estimativa de preço.
A novidade foi anunciada aos parlamentares uma semana depois da edição de uma regra que diminui a quantidade de assessores aptos a permanecer no plenário durante as sessões. Publicado em 29 de abril, o Ato da Mesa nº 23 reduziu o número de credenciais de cor verde, que permitem acessar o local durante as votações. As lideranças de partido, por exemplo, passaram a ter direito a apenas três crachás, em vez de quatro. Dessa forma, haverá redução de cerca de 30 servidores no plenário. A mudança, segundo justificou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), teve por objetivo “facilitar o trânsito de pessoas naquele recinto nos horários de sessão plenária, em especial dos senhores parlamentares”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias