CORONAVÍRUS

No Maranhão

3735
184122
176661
4003
NOTÍCIA BOA

Tecido capaz de eliminar o novo coronavírus já está no mercado

Desenvolvida por pesquisadores brasileiros, tecnologia já está sendo utilizada na fabricação de equipamentos de proteção para profissionais da saúde

Foto: © Reuters / Diego Vara / Direitos Reservados

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o tecido, que possui uma tecnologia composta por nanopartículas de prata e sílica capazes de eliminar o coronavírus em dois minutos, já chegou ao mercado e está sendo utilizado na fabricação de jalecos para profissionais de saúde.

Leia também: Laboratório anuncia produção de mais de 1 bilhão de doses de vacina

A pesquisa foi realizada em parceria com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da empresa de tecnologia Nanox. O tecido já está sendo usado por cinco empresas do estado de São Paulo.

De acordo com a Nanox, o composto provoca uma espécie de reação química, que produz uma água oxigenada capaz de matar fungos, bactérias e o novo coronavírus.

Testes

A eficácia da novidade foi testada em laboratório pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Os cientistas concluíram que o tecido com nanopartículas inativou aproximadamente 99,9% das cópias do novo coronavírus presentes nas células, após dois a cinco minutos de contato.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Esportes
Polícia
Mais Notícias