NOTÍCIA BOA

Pesquisadores norte-americanos criam filtro capaz de destruir novo coronavírus

Segundo pesquisadores, o aparelho pode vir a ser utilizado em ambientes como aeroportos, escritórios e escolas

(Foto: Universidade de Houston)

Pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, criaram um filtro de ar, capaz de destruir o novo coronavírus e organismos causadores de demais doenças.

A novidade foi recebida de forma positiva, já que nesta semana, cientistas pediram à Organização Mundial da Saúde (OMS), que reavaliasse a possibilidade de transmissão da Covid-19 pelo ar.

O filtro

O filtro é uma espécie de tecido composto por espuma de níquel, aquecida a 200º C por eletricidade. Segundo pesquisadores, o objeto pode vir a ser utilizado em ambientes como aeroportos, escritórios, escolas e outros.

Testes

De acordo com informações publicadas na revista “Materials Today Physics”, os testes mostraram que 99,8% do novo coronavírus foram mortos em uma única passagem pelo filtro.

Em outro teste conduzido pelo Departamento Médico da Universidade do Texas, o filtro matou 99,9% dos esporos de bactérias de antraz, que podem causar uma doença infecciosa grave em animais.