MARANHÃO

IPVA: imposto sobe no Maranhão em 2022

A paralisação das fábricas devido as medidas sanitárias contra a Covid-19 é um dos motivos principais apontados para a alta do preço do imposto, além da crise no mercado de semicondutores

Quem optar por fazer o pagamento do IPVA tanto em cota única quanto parcelado terá um desconto de 20. (Foto: Reprodução)

O ano de 2022 começa com aumento do preço dos impostos para o maranhense. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais caro devido a subida nos preços dos veículos no Brasil.

A alíquota, que é diferente para cada estado, não passou por reajustes. Porém foi levado em consideração o valor venal, que é o valor como base de cálculo, na Tabela Fipe, para carros usados e o valor que consta na nota fiscal da compra, em casos de veículos novos.

A paralisação das fábricas devido as medidas sanitárias contra a Covid-19 é um dos motivos principais apontados para a alta do preço do imposto, além da crise no mercado de semicondutores, utilizados como matéria-prima para a fabricação dos automóveis. Os carros ficaram mais caros de se produzir, fazendo com que houvesse falta de estoque nas concessionárias, aumentando a procura de usados.

Segundo dados da Fipe, os preços de carros usados subiram 31,8% em 12 meses, enquanto modelos novos tiveram aumento de 19,3% no mesmo período. O aumento dos preços sobe a base de cálculo do IPVA, ainda que a alíquota continue a mesma.

Para calcular o preço do IPVA de 2022, é necessário multiplicar a lista de alíquotas do IPVA 2021 (confira abaixo) e multiplica-la pelo valor do veículo na Tabela Fipe para veículos usados ou valor de nota fiscal para veículos novos.

Alíquotas IPVA 2021

  • 1% para ônibus, micro-ônibus e caminhões
  • 1,5% para aeronaves
  • 2% para motocicletas e similares
  • 2,5% para qualquer outro veículo automotor
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias