PORTO SÃO LUÍS

Cosan anuncia proposta para compra do Porto São Luís

A empresa pretende entrar no mercado de minério de ferro

Foto: Reprodução

A empresa brasileira Cosan anunciou que fez uma proposta vinculante para aquisição de 100% do TUP Porto São Luis pelo valor de R$ 720 milhões, conforme fato relevante encaminhado ao mercado no início da noite desta segunda-feira (23).

A empresa brasileira, que já conta com negócios nas áreas de açúcar, álcool, energia, lubrificantes, e logística, agora busca entrar no mercado de minério de ferro.

De acordo com o documento publicado, a companhia pretende iniciar uma nova estratégia de aquisições, na qual, por meio de uma estrutura de fundos de investimentos, investirá em novos negócios com recursos próprios e, eventualmente, também de terceiros.

No documento, a empresa informou alguns detalhes da proposta:

A controlada da Cosan Atlântico Participações celebrou, nesta data, com a São Luís Port Company S.A.R.L., uma companhia do grupo China Communications Construction Company Limited (“CCCC”), acionista controlador, e com os demais acionistas minoritários detentores em conjunto de 49% (WPR Participações Ltda, MG3 Terminais Portuários Holding Ltda, Nilton Bertuchi, Roberto Bocchino Ferrari, José Hagge Pereira, Melius Consultoria e Intermediação de Negócios Ltda.) uma proposta vinculante para aquisição de 100% do TUP Porto São Luis S.A. (“Porto”), empresa detentora de um terminal de uso privado localizado em São Luis/MA, pelo valor de R$ 720 milhões, sujeito a ajustes usuais na data de fechamento da transação (“Operação Porto São Luis”).

Ainda no mesmo documento, a Cosan informa que, também por meio da Atlântico, firmou um Memorando de Entendimentos Vinculante (MoU) com uma sociedade do Grupo Paulo Brito, fundador e controlador da Aura Minerals (B3: AURA33), empresa de mineração com foco em ouro e cobre, para a formação de uma joint venture para a exploração de minério de ferro, que deverá ser escoado pelo Porto (JV Mineração). Este MoU prevê que a Atlântico deterá 37% do capital total e controle compartilhado da nova companhia combinada, ou seja, 50% das ações ordinárias, da nova companhia combinada, após o aporte do Porto e de caixa, a depender de chamadas de capital pela administração da companhia (Operação Porto São Luis e JV Mineração).

Com início de operação previsto para 2025, o primeiro projeto mineral a ser explorado pela JV Mineração está localizado próximo a Paraupebas (PA), na região de Carajás, conectado ao Porto pela estrada férrea de Carajás.

Nesta terça-feira (24), a Cosan realizará uma teleconferência pública com o mercado para apresentar a Transação e manterá o mercado informado a respeito do desenvolvimento da operação.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias