QUADRANTE

Com economia criativa, empresa maranhense conquista prêmios

Uma das conquistas foi no Prêmio Internacional Brasileiro de Design e Inovação, o concurso Objeto: Brasil

A economia está em crise. É fato. Mais isto não significa que todos os setores da produção amarguem prejuízos ou olhem para o futuro com pessimismo. Há quem veja nestes momentos uma oportunidade de bons (e lucrativos) negócios, em especial aqueles que integram – ou fazem uso – da chamada economia criativa. Trata-se de um segmento que engloba desde a indústria cultural passando pela moda, games, publicidade, inovação e design. Segundo especialistas, observa-se nestes nichos uma expansão que se explica, basicamente, pelo fato de a economia criativa ser capaz de oferecer, em momentos de adversidade, uma resposta rápida e eficaz aos seus clientes.
E se o segmento tem expandido no Brasil, no Maranhão isto não é diferente. É o que explica o CEO e Designer Master da Quadrante, Júnior Ramos. “Nossa empresa sempre teve raízes muito fortes na economia criativa, não apenas por nós mesmos integramos, enquanto empresa de design e publicidade, o segmento criativo, mas também por sempre pensarmos sob esta ótica em relação ao que oferecemos aos nosso clientes e parceiros”, diz o designer.
O resultado desta estratégia tem se materializado para a empresa de diversas formas, uma delas em importantes premiações. Exemplo disto foi a conquista de quatro prêmios na primeira edição do Prêmio Internacional Brasileiro de Design e Inovação, o concurso Objeto:
Brasil, cujo objetivo é reconhecer a representatividade e a amplitude da produção brasileira em Design, no Brasil e no exterior, no cenário da economia criativa. “A Quadrante sempre foi vista como uma empresa de inovação, buscando ferramentas metodológicas que se completam para dar boas respostas aos nosso clientes. Neste ponto a criatividade é fundamental. Os prêmios são uma prova disto, já que são resultado de processos criativos usados para resolver problemas”, sentencia Júnior Ramos.
No concurso a Quadrante recebeu quatro prêmios em cerimônia realizada em São Paulo, no fim de maio. Na ocasião, Júnior Ramos participou, como um dos debatedores, do seminário “Mercado & Marketing – Design como solução”.
 

Divulgação

Para a diretora executiva Joice Joppert Leal, da Objeto Brasil, a economia criativa é cada vez mais importante no cenário atual, em especial no que diz respeito ao Design. “Em todo o espectro da economia criativa quase 80% usa o design assim como o próprio design é um segmento da economia criativa. Hoje a China virou a fábrica do mundo e isto indica o quanto é importante investirmos em serviços, vinculados à economia criativa”, destacou Joice Leal.

Para ela, o grande desafio é fazer com que os gestores públicos reconheçam a necessidade de investir no segmento. “Observando que isto vai gerar renda com o turismo, comércio e nos demais setores”, frisa Joice Joppert. “A Quadrante é uma das empresas que têm investido e se diferenciado neste setor. Está fora do eixo Rio/São Paulo, mas mostra que tem um grande potencial e isto é muito bom”, destaca.
Prêmios
O trabalho “Ladrilho 400” – coleção de ladrilhos hidráulicos criados para homenagear os quatrocentos anos de São Luís – recebeu o ouro na categoria Design, Identidade e Memória. Com padrões gráficos inspirados nas riquezas culturais e materiais da cidade, como as dançarinas do Tambor de Crioula, o guará vermelho dos manguezais, o pirulito artesanal em forma de cone e as bandeiras e brasões dos casarões do Centro Histórico da Ilha, o projeto valoriza a técnica de prensagem e estampagem artesanal, feita com argamassa de areia, cimento, cal e pigmentos.
 
Além do “Ladrilho 400”, a Quadrante levou ainda dois prêmios Prata que foram para o “Panfleto Peixinho”, criado para divulgar a feirinha de Aquarismo da Terra Zoo, premiado na categoria Design Gráfico, subcategoria Publicidade; e o projeto “Posto Salva Vidas Farol Guará”, na categoria Design na Cidade, subcategoria Mobiliário Urbano.
O prêmio Bronze foi para a “Bola da Vez”, na categoria Design, Identidade e Memória. O projeto consistiu em customizar a bola oficial da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com os bordados do bumba meu boi.
Todos os produtos premiados integram uma exposição que foi montada no Istituto Europeo Di Design – IED e figuram no catálogo de premiados e no website do prêmio.
Mas as conquistas no campo da economia criativa não se limita aos trabalhos da empresa. Trabalhando estrategicamente, a Quadrante também tem conseguido bons resultados com seus clientes. Um exemplo foi o que ocorreu com a SM Sanduíches, empresa que começou como uma fábrica caseira, focada na comida saudável e natural e que depois de mais de uma década transformou-se em rede de franquias, atuando em diversos estados do Brasil e já tendo conquistado importantes prêmios nacionais e internacionais. Tudo graças ao investimento que o empresário Thiago Colares Moreira decidiu fazer no posicionamento estratégico de seu produto.
Assessorada pela Quadrante a empresa de alimentos apostou em embalagens criativas e novas linhas de alimentos, entre elas a linha SM Kids, ganhadora do maior prêmio de embalagens do mundo, o WorldStar, em 2013. No fim do ano seguinte a empresa venceu a categoria Gastronomia, do Prêmio Brasil Criativo, uma iniciativa da ProjectHub com chancela do Ministério da Cultura e patrocínio da 3M.
Mas talvez o maior ganho tenha sido contabilizar o aumento nas vendas do sanduíche que após o reposicionamento estratégico passou das módicas 200 unidades por dia para aproximadamente 3.000 unidades por dia. O empresário conta que o que busca ao firmar parcerias com empresas de perfil criativo para desenvolver seus projetos é poder saber com quem pode contar para que sua ideia se materialize em um produto ou serviço. “Dentro de nosso planejamento, dividimos tarefas e as compartilhamos com empresas que pensam e usam a criatividade como nós, deve haver uma sintonia, pois só assim o resultado será fantástico. Em nossa caminhada criativa temos como exemplo, a Agência de Design, Quadrante, um dos nossos pilares de inovação, que em todos os projetos nos ajuda a transformar ideias em resultados. Essas parceiras não se limitam a empresas privadas, mas a instituições como o Sebrae, Senai, Fapema etc, que são importantíssimas para conseguirmos alcançar nossos objetivos, seja através de orientação ou até mesmo de apoio financeiro”, destacou o empresário.
Capacitação
O professor do curso de Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), João Raposo, explica que o Design é considerado um dos elementos em comum em todas as áreas da chamada economia criativa e que o profissional deve estar capacitado para observar problemas a partir de um ponto de vista estratégico. “Isso permite que seja possível ver todas as variáveis envolvidas de maneira ampliada, para a partir de então apontar a melhor maneira de abordá-lo e consequentemente chegar a uma solução que seja a mais coerente.
Para tanto faz uso do olhar criativo associado a ferramentas projetuais que lhe permitem desenvolver um olhar apurado sobre o que acontece à sua frente”, destaca o professor.
E como economia criativa e Design têm andado de mãos dadas, João Raposo explica a relação entre estas duas vertentes e como a formação acadêmica pode estimular isso. “Dentre os diversos setores criativos (Propaganda, Arquitetura, Artes etc) o Design se destaca por sua multidisciplinaridade, que auxilia as empresas na diferenciação de seus produtos e serviços. A Economia Criativa se baseia em modelos de negócio que partem de atividades, produtos ou serviços criados a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual visando a geração de emprego e renda. A qualidade e o valor do trabalho se baseia no talento das pessoas, de sua disposição para inovar, e não do porte da empresa e nem de seu poder financeiro”.
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