+ limpo

Região do Itaqui-Bacanga recebe projeto para promover consciência ambiental

O lançamento oficial do programa acontece hoje, terça-feira (24), às 17h, na União de Moradores da Vila Bacanga.

Em dezembro de 2022, na fase inicial, o Itaqui-Bacanga + limpo realizou as primeiras campanhas de sensibilização nos bairros Anjo da Guarda e Vila Bacanga, com a distribuição de 832 mudas de árvores para motoristas e pedestres. (Foto: Freepik)

A  Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB) apresenta hoje à imprensa, comunidade e parceiros o projeto “Itaqui-Bacanga + Limpo: atitudes certas mostram o melhor da nossa comunidade”.

Realizado em parceria com a mineradora Vale, Porto do Itaqui, DNIT e Prefeitura de São Luís, o projeto tem o desafio de combater o lixo e promover a consciência ambiental em uma das áreas mais densamente habitadas de São Luís, a área Itaqui-Bacanga.

Na primeira fase, o projeto irá focar na eliminação dos pontos de descarte irregular ao longo da Avenida dos Portugueses, incluindo a revitalização dessas áreas.

Além disso, atuará na conscientização ambiental com palestras, oficinas, distribuição de mudas e divulgação em redes sociais.

O lançamento oficial do programa acontece hoje, terça-feira (24), às 17h, na União de Moradores da Vila Bacanga.

Primeiras ações 

Em dezembro de 2022, na fase inicial, o Itaqui-Bacanga + limpo realizou as primeiras campanhas de sensibilização nos bairros Anjo da Guarda e Vila Bacanga, com a distribuição de 832 mudas de árvores para motoristas e pedestres.

Também ofereceu oficinas gratuitas de reaproveitamento de materiais sólidos para as comunidades do Fumacê, Residencial Primavera, Vila Bacanga e Vila Maranhão.

Na parte de infraestrutura, em dezembro, realizou serviços de limpeza em áreas de lixões e instalou tapumes em volta de local utilizado para descarte irregular às margens da rodovia.

Esta obra segue sendo feita e após finalizada, receberá trabalho artístico de grafitagem no tapume metálico por grafiteiros da região Itaqui-Bacanga.

A coordenadora do Itaqui-Bacanga + Limpo, Karoline Bitencourt, ressalta a importância do projeto para o meio ambiente e a comunidade.

“Sabemos que lixões a céu aberto ocasionam inúmeros impactos ambientais, tais como: proliferação de micro e macro vetores de doenças, poluição visual, alteração na qualidade do solo, depreciação de águas subterrâneas, contaminação dos catadores, da comunidade e etc. “, disse a coordenadora.

“Sem dúvidas o projeto Itaqui Bacanga + Limpo virá como resolução para parte destes problemas, assim como estímulo para boas práticas e início de um novo tempo para a Comunidade de Vila Bacanga”, explicou.

Para o diretor da ACIB, microrregião Vila Bacanga, Luziano Campos, o projeto é uma conquista para a comunidade.

“É gratificante deixar um espaço revitalizado logo na entrada do Itaqui-Bacanga para que aqueles que nos visitam possam ver que a nossa comunidade é exemplo na questão de limpeza urbana na cidade. Também é importante que todos se unam para manter o nosso espaço sempre limpo”, pontuou o diretor.

Com o lançamento oficial, que ocorre hoje, 24, as próximas etapas do projeto abrangem campanhas de sensibilização na comunidade da área Itaqui-Bacanga para evitar o descarte irregular de resíduos ao longo da Av. dos Portugueses e revitalização de novos pontos, hoje utilizados como lixões.

O Itaqui-Bacanga + Limpo é uma realização da ACIB em parceria com a Vale, e apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Porto do Itaqui e Prefeitura de São Luís.

Sobre a ACIB

A ACIB, que desenvolve o Itaqui-Bacanga + Limpo, é uma organização não governamental, criada em 2003, que representa 5 microrregiões, são elas: Anjo da Guarda, Vila Ariri, Vila Bacanga, Vila Embratel e Vila Maranhão. Contemplando no total, 68 bairros e atendendo uma população estimada em 270 mil habitantes.

A associação, além de grande reconhecimento por parte da comunidade, é uma organização de referência em São Luís.

Conta com a ajuda de 190 associados que acompanham e participam de todo o trabalho realizado em benefício das comunidades. A ACIB já obteve qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-OSCIP, emitida pelo Ministério da Justiça e em 2021, e recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias