PRESERVAÇÃO

Projeto da Equatorial Maranhão realiza ações sociais, incentivando a cultura da reciclagem

O programa tem sido realizado amplamente em diversos bairros de São Luís e nos municípios de Imperatriz, Caxias e Timon.

As iniciativas têm como objetivo garantir à população bem-estar, mais economia e qualidade no fornecimento de energia elétrica. (Foto: Divulgação)

Celebrado em 17 de maio, o Dia Internacional da Reciclagem foi instituído com o objetivo de promover a prática correta de descarte de resíduos e estimular o debate sobre a importância da preservação do meio ambiente, mas o Mês de Maio é considerado o Mês da Reciclagem.

Para celebrar essa data, merece destaque o projeto E+ Reciclagem, que integra o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão e tem como objetivo incentivar a reciclagem por meio da troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de energia.

O projeto existe desde 2011, promove ações voltadas para difundir a cultura da coleta seletiva, realiza também ações sociais e ainda gera bônus na conta de energia de clientes residenciais e instituições filantrópicas.

O projeto Sonho de Aline, por exemplo, presta assistência para mais de 100 crianças em São Luís. A instituição foi beneficiada com o bônus de R$ 3.315,83 na conta de luz, o que corresponde a 5 meses sem pagar conta de energia na instituição.

Esse desconto só foi possível por conta dos mais de 16.000 kg de resíduos recicláveis arrecadados por empresas parceiras, que destinaram o bônus para a conta do projeto Sonho de Aline.

Já Oziel Gomes, cliente assíduo do E+ Reciclagem, levou 4.196,84 kg de resíduos recicláveis e gerou um bônus de R$1.259,00 e foi suficiente para zerar completamente 3 meses de contas.

“Pratico a reciclagem como estilo de vida e incentivo amigos e familiares. Acredito firmemente que com essa atitude estarei contribuindo com um meio ambiente melhor, e porque não, com um planeta melhor”, enfatizou Oziel.

Segundo ele, agir assim é uma forma de perceber a fragilidade do ecossistema em que vivemos e da gigante agressão que este sofre diariamente, com bilhões de pessoas gerando resíduos continuamente, e que, apesar de ainda ser pouco, é sua contribuição junto a muitas outras pessoas que fazem o mesmo para contribui para um futuro mais promissor a todos.

“Graças ao projeto E+ Reciclagem da Equatorial Energia é possível manter a proposta de reciclagem de resíduos domésticos numa sociedade que não dá muita importância a essa prática. Reciclar sempre, vamos propagar essa ideia”, finaliza Oziel.

Troca de lâmpadas gratuitas durante todo o mês de maio

O E + Reciclagem realiza constantemente a troca de lâmpadas incandescentes e fluoresecentes por LED, que são mais eficientes e econômicas. Durante todo o mês de maio as trocas estão acontecendo em alguns postos de coletas de São Luís.

A substituição de lâmpadas de tecnologia obsoleta por equipamentos mais eficientes promove maior economia de energia elétrica, podendo diminuir o valor da conta, além de favorecer o consumo sustentável e reduzir o desperdício.

Cada cliente pode trocar até cinco lâmpadas. Para participar da ação, basta levar até 05 lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes em funcionamento para realizar a troca; levar documentos (RG e CPF) e a última conta de energia. Onde acontecem as trocas:

  • Posto E+ Reciclagem do Mateus Cohab: Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 37 – Cohab
  • Posto E+ Reciclagem Lagoa da Jansen: Rua dos Gaviões, s/nº – Ponta D’Areia (próximo a churrascaria Passo Fundo)
  • Posto E+ Reciclagem Sede da Equatorial Maranhão:  Alameda A, Quadra SQS, Nº 100, Loteamento Quitandinha – Altos do Calhau (na rua do Colégio Upaon Açu)
  • Vila Embratel: Rua 8, próximo a delegacia
  • Campus UEMA – Cidade Operária

Para a supervisora do E+ Reciclagem na Equatorial Maranhão, Thaíse Hermógenes, essa simples atitude pode causar grandes benefícios. “A utilização de lâmpadas de LED é uma forma de poupar dinheiro e preservar o meio ambiente”

Para ela, essa forma de modelo mais tecnológico tem um consumo elétrico muito menor, além de ter uma vida útil mais longa e diminuir o descarte de mercúrio, metal pesado prejudicial a natureza presente nas lâmpadas fluorescentes.

“O uso de lâmpadas de LED pode gerar uma economia ainda maior e fazer a diferença no orçamento de várias famílias”, afirma Thaíse.

Sobre a atuação do E+ Reciclagem

O programa tem sido realizado amplamente em diversos bairros de São Luís e nos municípios de Imperatriz, Caxias e Timon. Somente nos primeiros 4 meses desse ano já foram recolhidas mais de 1.600 toneladas de resíduos sólidos destinado à reciclagem.

Além de dar destinação correta aos resíduos e evitar que sejam descartados no meio ambiente, o E+ Reciclagem proporciona desconto na fatura de energia, de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável. O desconto pode ser aplicado na conta contrato do cliente ou pode ser doado a uma instituição social, como o caso das ações realizadas.

No mês abril, já foram concedidos mais de 19 mil reais em descontos na conta de clientes em vários municípios do estado.

As iniciativas têm como objetivo garantir à população bem-estar, mais economia e qualidade no fornecimento de energia elétrica. A Equatorial Maranhão segue trabalhando pelo futuro todo dia, com foco na inovação, sustentabilidade e compromisso social.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias