EMPREENDIMENTO

MAPA reconhece a primeira agroindústria em território quilombola do Maranhão

A Ecopolpas também foi a segunda agroindústria do território brasileiro a ter registro regularizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Produção das polpas de frutas em comunidade quilombola de Cândido Mendes. (Foto: Divulgação/Governo Estadual)

A Ecopolpas, agora registrada, se tornou a primeira agroindústria localizada em um quilombo maranhense.

O empreendimento é especializado na extração de polpa de frutas para a comercialização, além de ser exclusivamente de famílias de agricultores do Quilombo São José dos Portugueses, no município de Cândido Mendes.

Além disso, também é a segunda, de todo o país, a ser regularizada com registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A administração da Ecopolpas fica sob responsabilidade da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de São José dos Portugueses (APROQSP).

A agroindústria também recebe assistência técnica da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), através do trabalho em campo desenvolvido pelo extensionista da Regional Zé Doca, Édipo, e de ações no âmbito do Programa de Associativismo.

O trabalho é feito principalmente com polpa de abacaxi, mas também há produção de polpa de acerola, goiaba e cupuaçu.

Margareth Mineiro, a coordenadora de Pesquisa em Materiais, Processos e Tecnologia da Agricultura Familiar da Agerp explicou que devido ao registro no MAPA, “a comercialização dos produtos da Ecopolpas agora poderá ocorrer dentro da legislação de regularidade sanitária, facilitando o acesso aos mercados formais.”

No Quilombo São José dos Portugueses existem 150 famílias, das quais 35 participam diretamente da administração e produção da Ecopolpas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias