Semana Santa: confira 5 receitas saborosas e sem carne para a ocasião
Confira a seleção de pratos selecionada pelo O Imparcial para manter a tradição da Semana Santa viva.
Segundo a tradição católica, durante os dias da Semana Santa não se deve comer carne, pois o item está associado ao corpo crucificado de Cristo, sendo praticada a abstinência. Outra das teorias aponta que deixar de comer carne é sinal de austeridade em dias de reflexão e penitência, instância perfeita para deixar para trás tradições ligadas ao luxo.
Já a Sexta-feira Santa, também conhecida por muitos como Sexta da Paixão, é uma das principais datas do calendário religioso cristão. Considerada feriado nacional, a celebração comemora, de acordo com as histórias bíblicas, a morte e a ressurreição de Cristo, três dias depois da crucificação.
Pensando nessa data, O Imparcial preparou cinco receitas especiais para manter viva a tradição da Semana Santa, todas sem carne. Confira!
Filé de peixe com brócolis ao molho de manjericão
Direto ao ponto, o peixe é um item quase indispensável para a ocasião. Podendo ser preparado de diversas formas, essa sugestão remete ao básico e tradicional, com uma pitada de delicadeza no sabor. Também promete agradar diferentes públicos.
Ingredientes
– 500 gramas de filé de cação ou peixe branco da sua preferência;
– 1 maço de brócolis americano médio;
– 4 dentes de alho cortados em fatias finas;
– 100 ml de azeite;
– Folhas de manjericão fresco a gosto;
– Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo
1. Se o peixe for congelado, descongele-o de acordo com as instruções da embalagem.
2. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.
3. Em uma panela com água fervente e sal, adicione o brócolis já cortado em ramos e sem as folhas. Quando estiver al dente, escorra.
4. Após isso, aqueça um pouco de azeite em uma frigideira. Quando estiver bem quente, coloque os filés e tampe. Deixe grelhar por 3 minutos de cada lado (este tempo dependerá da espessura do pescado).
5. Em outra frigideira, adicione o restante do azeite e o alho em fatias. Deixe fritar e refogue o brócolis. Reserve e, com o fogo desligado, acrescente as folhas de manjericão no azeite.
6. Pronto! O seu peixe está pronto para ser servido com o brócolis e o molho de azeite e manjericão.