Festival Junino Maranhense: a valorização da culinária
A culinária regional é um bem precioso e como tal, deve ser valorizada e ensinada entre gerações
A culinária regional é um bem precioso e como tal, deve ser valorizada e ensinada entre gerações. Como no caso da rica e saborosa gastronomia junina maranhense, com aqueles pratos que são típicos em arraiais no mês de junho e que todos gostam de saborear.
Pé de moleque, brigadeiro, arroz de maria izabel, carreteiro e de cuxá, churrasquinho com farofa, vatapá e caruru, cocada, bolos de milho, macaxeira e tapioca, são tantas as delícias da época junina, que além do rico folclore, a culinária acaba sendo uma grande atração dos arraiais espalhados pela cidade. E também, uma boa fonte de renda para muitas famílias que aproveitam a oportunidade para produzir e vender as comidas típicas nordestinas.
Pois nesse mês de junho, a Cozinha Potiguar, espaço criado pelo Grupo Potiguar para valorizar a gastronomia, promove um calendário de cursos dedicado ao tema da gastronomia maranhense junina. O “Festival Junino na Cozinha Potiguar” é a oportunidade para quem quiser se reciclar ou mesmo aprender as receitas que são destaque no menu típico junino.
Serão quatro sábados, cada um com um tema específico e ministrado por diferentes Chefs e gastrônomos de renome em São Luís. Sempre aberto ao público e gratuito. Entre os convidados para ministrar os cursos estão os Chefs Ana Lula e Isnaldo Ferreira, a técnica Nicéa Lopes e o nutricionista Eliakim Mendes da UNDB.
Confira a programação completa:
01/06 – Curso “Gostosuras da Nic – Doces Juninos” com Nicéia Lopes.
08/06 – Curso “Casa da Juja – Comida Típica de Raiz com a Chef Ana Lula.
15/06 – Curso “Comidas Saudáveis para Festa Junina” com o nutricionista Eliakim Mendes (Coord. do Curso de Nutrição da UNDB).
22/06 – Curso “Prazer, Gourmet – Cozinha Nordestina” com o Isnaldo Ferreira.