FORÇA DA JUVENTUDE

Maranhão conquista dez medalhas nos Jogos Escolares da Juventude

Natação levou um ouro e uma prata, o badminton um ouro e dois bronzes, o judô dois ouros e duas pratas e wrestling, uma prata. Maranhenses disputaram 12 modalidades

Reprodução

A delegação do Maranhão encerrou sua participação nos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau, trazendo nas malas a conquista de 10 títulos. As medalhas ficaram com a natação, que levou um ouro e uma prata, o badminton um ouro e dois bronzes, o judô dois ouros e duas pratas e o wrestling, com uma prata.

A equipe maranhense levou 12 modalidades para a etapa nacional, com representantes no badminton, vôlei de praia, atletismo, ginástica rítmica, futsal, handebol, judô, wrestling, ciclismo, xadrez, tênis de mesa e natação.  No total, foram mais de 200 integrantes na delegação do Maranhão, incluindo alunos-atletas, de escolas públicas e particulares, técnicos, oficiais, jornalista e a chefe de delegação, que participaram do maior evento esportivo do país. Os atletas foram apoiados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel),

A primeira medalha do Maranhão foi conquistada pelo atleta de judô, Antônio Rocha, do Instituto Divina Pastora, de São Luís, que levou o título de ouro na categoria leve (até 48kg). “Tive que passar por atletas de Alagoas, Paraná e Mato Grosso do Sul (semifinal), na luta mais difícil da competição”, comentou o atleta de 13 anos, que ainda superou Kenzo Nagata, do Colégio Ipemax, de Brasília (DF), com um o-soto-gari cinematográfico, o golpe mais plástico da competição.

O segundo título conquistado por maranhenses foi de José Manoel Campelo no judô na categoria ligeiro (até 40kg). Ele participa do projeto Fórum Jaracaty, que conta com o apoio do Governo do Maranhão via Lei de Incentivo. José Manoel Campelo é aluno do Colégio Sesi São Luís e por duas vezes foi campeão mundial de jiu jitsu, em 2016 e 2017. Para participar dos Jogos Escolares da Juventude, ele passou a se dedicar somente ao judô por ser um esporte olímpico.

Outra medalha no judô foi do atleta maranhense Cláudio Santana, de 14 anos, na categoria médio, do infantil. Ele conquistou a prata, garantindo a terceira medalha para o estado.

A quarta medalha do Maranhão saiu no judô, no feminino, no infantil, na categoria até 64 quilos, a maranhense Maria Luiza Birino, de 14 anos, aluna do projeto Fórum Jaracaty, patrocinado pela Lei de Incentivo ao Esporte, brilhou na modalidade e garantiu a prata.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias