ESPORTE

Jogo de damas e futebol: tudo a ver

As observações são do Mestre Dotinha, que pratica o jogo de damas desde criança e também acompanha o esporte das multidões

Reprodução

Pedro Laurindo dos Santos (Dotinha) começou a jogar damas internacionais desde os oito anos de idade. Conquistou seu primeiro título aos 13. Depois disso, 30 anos mostrando seu talento a brasileiros e estrangeiros famosos, inclusive russos. Aos 71 anos de idade, o Mestre continua jogando, porque, para ele, jogar damas não depende da idade. E justifica afirmando que prossegue ministrando aulas desse esporte intelectual nos colégios estaduais, a convite da Secretaria de Educação, nas universidades e até nos presídios.
A dedicação de Dotinha ao jogo de damas é tão imensa, que ele não pafra de fundar academias para revelaççao de jovens talentos nos mais diversos pontos da cidade. Até o momento, já são mais de 200 afiliadas à Academia Maranhense de Damas Internacionais, da qual ele é presidente há longos anos. Muitas figuras ilustres são homenageadas com seus nomes nas entidades que congrega os damistas maranhenses.
Em visita a O Imparcial, conversamos com Dotinha sobre sua dedicação ao jogo de damas, e aproveitamos a oportunidade para que fosse feita uma comparação entre o damismo e o futebol. Ele não se furtou e deu algumas dicas.

O IMPARCIAL – O que representa essa homenagem ao professor Feitosa para o jogo de damas no Maranhão?

DOTINHA – Foi uma homenagem justa pela comemoração dos 15 anos da Academia de Damas Professor Feitosa. São 226 as afiliadas da Federação Maranhense de Damas Internacionais, da qual sou presidente. Aproveitamos a competição para mostrar as inovações, ou seja, novos tipos de jogadas.

Qual seria, então, a técnica para o sucesso num jogo de damas?

Eu recomendo que a pessoa comece olhando os quatro cantos do tabuleiro e o centro, para fazer qualquer jogada. Não pode jogar sem essas observações, caso contrário perde o jogo. Agora, quando não for possível vencer, o cara tem a alternativa de conseguir pelo menos um empate.

Têm surgido muitos talentos no damismo maranhense nesses últimos anos?

Há uns rapazes que estão se dedicando e se saindo bem. O Maranhão, para quem ainda não sabe, é a terra em que se melhor joga damas internacionais em quantidade e qualidade. O nível aqui é muito alto, altíssimo.

Como tem sido sua participação nessa evolução do jogo de damas no Maranhão?

Temos ensinado damas nas universidades, nas escolas do estado e do município, e até nos presídios nós estamos botando mulheres para participar. E elas estão se dando muito bem. Nós temos um tabuleiro que tem 16 dicas que ensina você ganhar.

O jogo de damas pode ser comparado com o jogo futebol?

Sim, o tabuleiro é como um campo de futebol. Temos goleiro, zagueiro, meio-campo, e ataque, simbolizados por salmos e grandes craques, entre os quais estão Garrincha, Pelé e Zico. São números que utilizados são importantes para você ganhar qualquer competidor. Basta treinar sério e ler o que está no tabuleiro.

Qual a melhor jogada que você considera nesse esquema?

A melhor jogada do mundo é a 19-23, de preto. Da branca é 32-28. Saia pelo meio. Se a pessoa trocar, torne a repor essa mesma pedra. Depois vai para os cantos. É uma jogada em que você nunca deixa espaços vazios, porque o adversário quer tomar seu espaço, como ocorre quando o time começa a dominar o meio-campo, ou seja, quando este setor está bem, o time vai bem, quando falha, não tem ataque nem defesa que dê jeito.

Quais são as pedras mais fortes do jogo?

A pedra mais forte é o zagueiro que é o 3. Do outro lado, o 48, se você tirá-lo no começo do jogo, já “pegou um gol”.Tem que seguir a orientação.

Então, damas e futebol se parecem muito. Como se aproximam ainda mais ?

Nas estratégias. Nós sabemos que no jogo de damas, basta uma simples jogada errada e às vezes  o resultado é fatal. É a mesma coisa do futebol. O jogo pode ser decidido no primeiro minuto. Por isso, sempre quem está levando vantagem, na maioria das vezes sai ganhando. Qualquer vacilo, já perdeu. Está tudo aqui nesse material, que passo às suas mãos. (livros, mapas, tabuleiros, etc)

É importante sair jogando nas damas?

Claro que sim. Você já notou que no futebol, às vezes logo na saída o cara faz o gol. Então, quem sai é que leva a vantagem, mas não saia pelos cantos, porque você perde toda vez. Vá pelo meio. No futebol, o jogo começa aonde? No meio, não é pelas pontas. No tabuleiro é a mesma coisa. Aliás, no tabuleiro, o jogador tem que ser como o política e o advogado. Ataca e defende ao mesmo tempo.Você não depende só da falha, mas ser criativo. Para surpreender os adversários.

Dotinha continua dando aulas nas escolas como funcionário do estado ou apenas contratado ?

Continuo, sou funcionário do estado, o doutor Felipe Camarão me convidou. Já recebi o título de embaixador da educação, assim como de comendador, de homenageado do século, etc.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias