TÊNIS DE MESA

Pernambucanos disputam o Brasileiro em Fortaleza

Doze atletas pernambucanos estão entre os 600 inscritos na competição

O campeonato brasileiro de inverno de tênis de mesa começa nesta terça-feira e vai até domingo, em Fortaleza, com a participação de 12 atletas pernambucanos, representando cinco clubes do estado. A competição segue até o próximo domingo, no Campus da Unifor (Universidade de Fortaleza), com 600 mestenistas inscritos, incluindo componentes das seleções brasileiras olímpica e paralímpica.
Unicap e Sport mandam as maiores delegações, com cinco e quatro atletas, respectivamente. Pela equipe da Católica, destaque para Iara Borba, que vai em busca do tetracampeonato brasileiro na categoria lady (acima de 30 anos), Gustavo Carvalho, 12 anos, o mais novo do grupo, na infantil, e Lucas Carvalho, 16, que, além das categorias olímpicas, também vai competir na paralímpica (S9).
Os irmãos Gustavo e Lucas Carvalho já são experientes em brasileiros. O primeiro, mais velho, vai para o seu quarto. O segundo, caçula, disputa o seu terceiro. A expectativa deles é continuar ganhando espaço e adquirindo experiência, jogando contra atletas de alto nível. “Vou com uma expectativa muito boa. Será o meu terceiro brasileiro e devo encontrar alguns adversários bons lá”, disse Gustavo. Os dois contam com o apoio do Colégio Equipe e do programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado.
Para Lucas, embora seja o quarto brasileiro, será a primeira vez que ele vai participar, também, do torneio paralímpico. Paratleta da classe S9, ele vem chamando atenção com os bons resultados e um crescimento grande na parte técnica. O garoto, inclusive, está sob observação da comissão técnica da seleção brasileira, tendo sido convocado para um período de treinamentos em julho, outubro e novembro, no CT da seleção, em Piracicaba, em São Paulo. A iniciativa faz parte de um programa de detecção de jovens talentos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). “Estou indo com uma expectativa grande. Vou encontrar meus principais adversários lá. Já até ganhei de alguns deles”, contou Lucas.
Para o técnico da Unicap, Paulo Matos, Pernambuco vai com uma boa equipe para o Brasileiro, com expectativa de medalhas em algumas categorias. “A expectativa é a melhor possível. Treinamos bastante para esse campeonato. Nos preparamos bem. Vamos para brigar por medalha em algumas categorias”, contou.
Confira a programação completa da competição:
Terça-feira – 17/5
Duplas olímpicas
Duplas olímpicas – veteranos
Ranking – veteranos
Premiação: Veteranos (duplas e individual)
Quarta-feira – 18/5
Duplas olímpicas
Duplas paralímpicas
Premiação: Duplas olímpicas e paralímpicas
Quinta-feira – 19/5
Ranking – pré-mirim, infantil, juventude
Classes paralímpicas
Premiação: Pré-mirim, Infantil, Juventude, classes paralímpicas
Sexta-feira – 20/5
Ranking – mirim, juvenil, absoluto C ao E
Cerimônia de Abertura Oficial do Evento
Sábado – 21/5
Ranking – mirim, juvenil, absoluto C ao E (continuação)
Ranking – Absoluto A e B, Sênior, Lady
Domingo – 22/5
Ranking – mirim, juvenil, absoluto A ao E (continuação)
Premiação: mirim, juvenil, absoluto, sênior/lady
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias