SEXTA-FEIRA SANTA

Jovens realizam encenação da Via Sacra no Centro de São Luís

O espetáculo começa a partir das 20h, com início na porta da igreja São José e São Pantaleão, de lá percorrerá a Rua São Pantaleão e outras pelo Centro.

Reprodução

Como tradição na Igreja Matriz, um projeto de quase quatro décadas, nas duas últimas animado pela coordenação da comunidade de São Pantaleão como parte da programação oficial da Semana Santa, jovens da Companhia Getsemani irão encenar nesta Sexta-feira Santa (7) a Via Sacra.

O espetáculo começa a partir das 20h, com início na porta da igreja São José e São Pantaleão, de lá percorrerá a Rua São Pantaleão, Rua da Misericórdia, Rua Candido Ribeiro, Rua Lucas e Baldez e depois retornará à paróquia.

O Evangelho pelo teatro

Entre as linguagens para o anúncio do Evangelho o teatro foi escolhido pela juventude. Um teatro amador, cujo objetivo primeiro não se encerra na arte em si, mas, no seu propósito: o anúncio do Evangelho. Por isso é amador. O teatro é o canal aonde trafega a “Boa-Notícia”. Visto como eficaz em seu fazer, é anualmente aguardado neste dia como marco pastoral da Semana.

Via Crucis meditada

Em razão da pandemia, desde o ano passado a Via Crucis acontece pelas ruas do entorno da igreja, com encenação e meditação das estações feitas pelos jovens.

Este ano, não sendo viável ainda o retorno do espetáculo para o anfiteatro da igreja, sendo assim, mais uma vez encenado e meditado pelas ruas, com meditações mais elaboradas e também num percurso maior. A proposta é alcançar mais famílias da área da comunidade, com abrangência nos dois lados da comunidade, das torres Sul e Norte da igreja.

Um espetáculo amador de tempo e grande valor

Desde que ganhou robustez, há aproximadamente dez anos, a via sacra passou a ser encenada no anfiteatro da igreja (salão paroquial), um espaço histórico – até aquela altura – sem expressividade na comunidade e esquecido na cidade, com a proposta da juventude, houve não só o resgate de um belo trabalho iniciado há décadas pelo grupo Artspan (Artistas de São Pantaleão), igualmente jovens amadores empenhados na evangelização pelo teatro, como também do anfiteatro de São Pantaleão, como proposta de revitalização de toda a força teatral ali já existente historicamente. O espetáculo de palco amador é uma referência na região e um orgulho da comunidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias