Espetáculo pernambucano

“Cordel do Amor Sem Fim” comemora 13 anos com apresentações em São Luís

Peça premiada do repertório do grupo O Poste Soluções Luminosas chega a São Luís no mês de agosto com apresentações gratuitas.

Naná e Agrinez. (Foto: Thaís Lima)

O espetáculo pernambucano “Cordel do Amor sem Fim” é sucesso de público e crítica. Estreou em 2009 e cumpriu temporadas no Recife e no Uruguai e participou dos principais festivais nacionais e internacionais de teatro do Brasil.

Para comemorar seus 13 anos de vida e resistência, o grupo O Poste Soluções Luminosas levará a montagem para o Maranhão (São Luís), cidades ainda não visitadas pela peça.

“Escolhemos esses estados pela relação com a estética e o universo do espetáculo: a cultura popular, a negritude, o imaginário do rio, o ritmo musical, as histórias de amor e a ancestralidade”, afirma a atriz e produtora Agrinez Melo. Nos dias 18 e 19 é a vez de São Luís receber o espetáculo.

Com foco nas comemorações do espetáculo, o projeto ainda prevê ações em tempo real, através de vídeos curtos dos bastidores da circulação. O videomaker Talles Ribeiro alimentará o Instagram do grupo com conteúdos para o público e seguidores.

O projeto é inclusivo e conta com uma equipe de coordenação em acessibilidade comunicacional em cada estado, garantindo a presença de um intérprete de libras em uma das apresentações de cada cidade.

A coordenação geral desta circulação é da produtora, atriz e arte-educadora Agrinez Melo, proponente do projeto. A realização é do Grupo O Poste Soluções Luminosas, com incentivo do Funcultura.

A peça chega chega em São Luís no dia 18. (Foto: Thaís Lima)

Sinopse:

A história se passa na cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do rio São Francisco, onde vivem três irmãs – a misteriosa Madalena, a dissimulada Carminha e a jovem Tereza – por quem José é apaixonado.

Drummondianamente, Carminha ama José, que ama Tereza que ama Antônio, um viajante forasteiro por quem ela se apaixonara no porto da cidade, exatamente no dia em que um almoço marcaria seu pedido de casamento feito por José.

Toda a trama então se desenrola em função do tempo de espera de Tereza pela volta de Antônio que vai interferindo na vida dos personagens de forma decisiva. Com final surpreendente dentro da poética do cordel, Tereza de tanto esperar seu amor acaba virando pedra às margens do rio São Francisco.

Baseado em fatos reais, com texto da dramaturga baiana Cláudia Barral e dirigido por Samuel Santos. A peça é vencedora de nove prêmios nacionais e já participou dos principais festivais internacionais.

Serviço:

Espetáculo Cordel do amor sem fim – Circulação Nacional
Quando: 18 e 19 de agosto
Horário: 19h
Onde: Teatro João do Vale
Ingressos: Gratuíto

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias