CONTRA CENSURA

Edição à prova de fogo do livro “O conto de aia” vai a leilão, em Nova York

Em parceria com a editora Penguim Random House, a edição especial em protesto não será lançada no Brasil.

Lançamento é um protesto por causa de livros banidos em alguns estados americanos. (Foto: Tolga AKMEN/AFP)

Margaret Atwood anunciou que, em resposta à censura de livros em escolas e biblioteca de diversos estados nos Estados Unidos, irá lançar “O conto de aia” à prova de fogo. Em parceria com a editora Penguim Random House, a edição especial em protesto não será lançada no Brasil.

Em 2021, as bibliotecas e escolas do país norte-americano baniram obras com temáticas raciais e LGBTQIA+. Em um distrito da Pensilvânia, por exemplo, uma lista extensa de autores negros como Jacqueline Woodson, Ijeoma Oluo e Ibram X Kendi foram proibidos.

A American Library Association, mais antiga associação de bibliotecas do mundo, relatou mais 273 tentativas de banir ou contestar livros. “Nunca tivemos um momento em que recebêssemos quatro ou cinco relatórios por dia durante dias a fio, às vezes até oito em um dia”, contou Deborah Caldwell-Stone, diretora da instituição, ao jonral The Guardian.

Em vídeo, Atwood divulga a edição-protesto de “O conto de aia” usando um lança-chamas. O item especial está em leilão pela Sotheby’s, de Nova York, até o dia 7 de junho. A renda gerada será destinada à Pen America, organização que defende a liberdade de escrita. O maior lance até o momento é de US$ 42 mil.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias